Extensão II incentiva a leitura com projetos na escola e junto às famílias dos alunos

A leitura amplia o vocabulário, aprimora a fala e a escrita e desperta a criatividade em qualquer pessoa.

Porém, estimular esse hábito em crianças, nem sempre é uma tarefa fácil diante do fácil e rápido acesso que elas têm à internet, aos jogos interativos e aos aplicativos de celular, que são ferramentas atuais de interação, mas limitadores da capacidade imaginativa.

Tendo a premissa de que a escola é o lugar ideal para a promoção da leitura, a Extensão II da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima, do distrito de São Cristóvão, encontrou uma maneira de motivar seus alunos a ler e, ao mesmo tempo, se divertir.

Com a criação do “Cantinho da leitura”, as crianças ganharam gosto pelos livros infantis. Iniciativa das professoras Valdete Sementenkoski, Patrícia Muchinski e Geny Leffel, o espaço é voltado aos alunos do 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental, onde semanalmente se reúnem para a contação de histórias e dramatizações daquilo que leem.

Outra condição oferecida aos estudantes da escola é o projeto “Aprendendo com a família”. Semanalmente, também, crianças recebem sacolinhas com livros infantis para que, em suas próprias casas, possam compartilhar momentos de leitura na companhia de seus pais ou responsáveis.

Assim que fazem a devolução do livro, na escola, os alunos devem apresentar um resumo daquilo que leram, como forma de comprovar a realização da atividade sugerida pelas professoras.

Incentivadora dos projetos, a diretora Jucimara Dobrochinski defende a exposição cotidiana das crianças a leitura. “Para aprender a gostar de ler, o aluno precisa ser estimulado, ter despertado o seu interesse e curiosidade pelo novo e isso deve acontecer desde o início de sua trajetória escolar”, ressalta.

Os projetos contam com o apoio do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.