Feira de Ciências reúne estudantes dos anos iniciais e finais da EBM Guita Federmann

Os experimentos científicos possibilitam, aos estudantes, a oportunidade de vivenciarem a teoria de forma prática a partir do desenvolvimento de atividades, aquisição e organização dos materiais, elaboração de registros e apresentação de dados.

E foi pensando em apresentar os resultados obtidos por essa correlação entre conceito e prática é que a Escola Básica Municipal Guita Federmann, de Três Barras, realizou sua 1ª Feira de Ciências na última sexta-feira, 11.

Idealizada pela professora Suellen Cristine Kusma, com a colaboração da professora Karina Voigt Simões, e coordenação da professora Clarice Rodrigues da Silva e da diretora Cleide Jonko Bueno, a atividade reuniu 439 alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

“Foi uma iniciativa que buscou promover a apresentação dos trabalhos escolares realizados durante o ano letivo, e que foram norteados por intensa pesquisa e elaboração de experiências”, destacaram as professoras Suellen e Karina.

Sete turmas de 1° e 2° anos, num total de 159 estudantes, participaram apenas como expositoras durante a Feira. O “Esqueleto Humano”, sob a supervisão da professora Andressa, e “Papel Semente: A Reutilização do Papel e a Preservação do Meio Ambiente”, sob a supervisão da professora Mari Eliane, foram os temas das exposições realizadas pelos alunos dos 1° anos.

Já o trabalho “Plantas, Sementes e Folhas”, sob a supervisão das professoras Maria Aparecida, Denise e Roseli, foi apresentado por alunos dos 2° anos.  

Outros 280 estudantes de 13 turmas, mas do 6° ao 9° anos, participaram do concurso que premiou os melhores trabalhos em oito temáticas. Os vencedores foram definidos por comissão avaliadora.

Com a temática “Floresta”, a turma do 7° ano I levou o primeiro lugar no período matutino. Já a turma do 8° ano III obteve a primeira colocação no período vespertino com o tema “Laboratório”.

Apesar de focar nas áreas de Ciências e Artes, a Feira também envolveu outras disciplinas. A decoração das salas de aula teve a participação efetiva de alunos e professores.

 

Premiados no concurso:

 

Matutino

1°: 7° ano I – tema “Floresta”;

2°: 7° ano II – tema “Fundo do Mar”;

3°: 8° ano II – tema “Arqueologia”.

 

Vespertino

1°: 8° ano III – tema “Laboratório”

2°: 9° ano III – tema “Nasa”

3°: 6° ano III – tema “Sistema Solar”

 

 

Participantes:

– Tema “Sistema Solar”: turmas do 6° ano I e III;

– Tema “Sensações”: turmas do 6° ano II e IV;

– Tema “Floresta”: turma do 7° ano I;

– Tema “Fundo do Mar”: turma do 7° ano II;

– Tema “Arqueologia”: turmas do 7° ano III e 8° ano II;

– Tema “Laboratório”: turmas do 8° ano I e III;

– Tema “Ficção Científica”: turma do 9° ano II;

– Tema “Nasa”: turmas do 9° ano I e III.

 

 

 

 

Rolar para cima