Fundação Catarinense de Educação Especial destina R$ 1,5 milhão à Apae de Três Barras

Os recursos para a reforma e ampliação da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Barras estão garantidos, após a assinatura do termo de fomento entre a entidade e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Ato realizado no plenário da Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira, 21, serviu para formalizar o repasse de R$ 1,5 milhão, via Governo do Estado.

A presidente da FCEE, Janice Steidel Krasniak, disse que poder auxiliar a Apae local é uma forma de retribuir tudo aquilo que a cidade fez por ela, no passado.

Janice é natural de Três Barras e começou sua trajetória profissional na educação especial no município, aos 17 anos, trabalhando num projeto que atendia pessoas surdas e com deficiência visual no distrito São Cristóvão.

“Se hoje, eu estou na educação especial e consigo fazer a diferença às pessoas com deficiência em todo o Estado, é porque lá atrás alguém acreditou em mim”, destacou, ao agradecer o prefeito Luiz Shimoguiri, na época vice-prefeito do município.

Shimoguiri, por sua vez, classificou como histórico o valor viabilizado pela FCEE, através do Governo do Estado.

“São recursos que chegam para melhorar a infraestrutura da escola e fazer a diferença na vida dos alunos e profissionais que nela atuam”, observou.

O prefeito ainda lembrou que a entidade recebeu, recentemente, um ônibus para o transporte escolar. Em breve, segundo ele, a Apae também será contemplada com um novo automóvel que será adquirido pelo município com recursos destinados pelo Governo Federal.

Já o presidente da Apae, Herbert Hoffmann, enalteceu o empenho da presidente da FCEE em incluir a entidade entre as instituições que estão recebendo valores para reforma e ampliação.

A presidente da Câmara, vereadora Carla Shimoguiri, destacou a importância dos recursos por proporcionar, num futuro próximo, melhores condições para toda comunidade escolar. “É um investimento que chega para fazer a diferença, que todos poderão usufruir”, disse.

A diretora da Apae, Doroteia Krulikowski, lembrou que a entidade atende atualmente 80 alunos e conta com 27 profissionais.

A solenidade foi acompanhada por membros da direção, educandos, professores da entidade, vereadores e convidados. Na ocasião, a presidente da FCEE ainda solicitou o encaminhamento de projeto, por parte da Apae, para poder formalizar a liberação de outros recursos, desta vez, para a aquisição do mobiliário das novas salas.