Governo de Três Barras oportuniza cursos profissionalizantes online e de informática a 200 alunos

A semana começa com ótima notícia para os estudantes dos 8° a 9° anos da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), situada no distrito de São Cristóvão.

O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com o Instituto Profissionalizante (INP), está oportunizando cinco cursos gratuitos na modalidade ensino à distância (EaD), visando a iniciação profissional de jovens para o mercado de trabalho.

Os cursos, que são online, começam nesta semana na sala de informática da escola, que foi revitalizada e recebeu 18 novos microcomputadores.

Focados em áreas de expansão no mercado atual, os cursos de cabeleireiro, administração, atendente de farmácia, auxiliar veterinário (para serviços de urgência e emergência em pet shop) e 3D Game Studio (criação de jogos) atendem a 100 alunos nesta primeira etapa do projeto.

Os cursos prosseguem pelos próximos dois meses e meio, todas as tardes de segunda a sexta-feira, no contraturno das aulas regulares. Cada turma de 20 alunos terá dois encontros semanais, com duas horas de duração. Um tutor acompanhará as atividades, gerenciando o conteúdo repassado e tirando dúvidas dos participantes.

Simultaneamente aos cursos profissionalizantes, o Governo de Três Barras também estará oferecendo curso de informática básica, mas no período matutino, a outros 100 estudantes que frequentam as aulas regulares à tarde.

Lançamento

Em breve solenidade no anfiteatro Vereador Milton Miguel na noite de segunda-feira (27), a administração municipal de Três Barras e profissionais do INP apresentaram o “Programa + Brasil” à autoridades, direção, professores e pais de alunos beneficiados pelo projeto.

Na opinião do secretário de Educação, Antônio Tsunoda, o município dá um importante passo ao oferecer novas formas de conhecimento à juventude. “É esse suporte e qualidade de ensino que vão garantir a iniciação e o futuro profissional de muitos jovens”, avaliou.

Além do curso oportunizado pelo município, o diretor comercial do INP, Aldenei Veiga, informou que cada participante receberá uma bolsa de estudo, onde poderá iniciar um novo curso assim que concluir esta etapa. “Nosso objetivo é preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho”, comentou.

Para aprender a gerenciar o seu próprio negócio futuramente, independente da área de atuação, o gerente de projetos Samuel Schneider de Lima disse que o INP estará ensinando noções de empreendedorismo em paralelo aos conteúdos de cada curso.

Ao celebrar a reabertura da sala de informática e os novos equipamentos, a diretora Miguelina Karvat enfatizou a adesão dos alunos em todos os cursos. “Estamos com 200 alunos matriculados, seja nos cursos profissionalizantes como no de informática, todos devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis”, destacou.

Entusiasta da iniciativa, prefeito Luiz Shimoguiri defendeu a iniciação profissional a partir de cursos oferecidos nas próprias escolas, essencialmente no contraturno das aulas regulares. “Se bem aproveitados, dá para aprender muitas coisas diante da qualidade dos conteúdos que estão sendo disponibilizados”, disse, ao pedir que os pais estimulem os filhos a frequentarem os encontros.

Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é levar os cursos até os estudantes da rede estadual de ensino, mas em uma nova etapa do projeto. Shimoguiri informou que, nos próximos dias, as demais escolas do município irão receber microcomputadores para reabrir suas salas de informática. No final do ano passado, o município fez a aquisição de mais de 110 equipamentos.