Jovens de Três Barras e região recebem certificados de dispensa do serviço militar

Cerimonial na manhã desta quarta-feira (18) marcou a dispensa de 300 jovens do serviço militar nos Municípios da Comarca. Cerca de 60 são moradores de Três Barras.

Durante a solenidade cívico-militar na Asemca, em Canoinhas, os jovens nascidos em 2001 participaram do ato de Juramento à Bandeira Nacional.

Em ato simbólico, autoridades civis, militares e secretários das juntas de serviços militar (JSM) da região realizaram a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) a alguns deles. Os demais receberam o documento logo após o encerramento do cerimonial.

Secretário de Limpeza e Urbanismo, João Pedro Simão, representou o prefeito Luiz Shimoguiri, que também preside a JSM de Três Barras.

Mesmo dispensados do serviço militar, comandante do Campo de Instrução Marechal Hermes, coronel Marcelo Ryu, disse que os jovens permanecem comprometidos com a nação. “Sejam corretos, honestos e trabalhadores, que já estarão cumprindo o seu dever com a Pátria e com as pessoas próximas a vocês”, frisou.

Delegado do Posto de Recrutamento Militar de Blumenau/SC, 1° tenente Ademar do Nascimento Alexandre lembrou que a obrigação com o serviço militar continua até 31 de dezembro do ano em que o dispensado completar 45 anos.

Já o prefeito de Major Vieira e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Orildo Servignini, defendeu a instalação de escolas militares em cidades polos em todo país, especialmente por acreditar que o Exército Brasileiro é um formador de cidadãos para a vida. “Há quem pense que, ao servir, o jovem perde um ano de sua vida. Pelo contrário, ele ganha um ano. Muitos saem de lá até com uma profissão. Saem, com toda certeza, melhor do que entraram”, garantiu.

Gilson dos Santos, secretário da JSM de Canoinhas, e Ray Anna Olsen, da JSM de Três Barras, conduziram a solenidade que foi acompanhada por familiares dos dispensados.

Sargento José Silvano Schiessl, que no ato representou o comando do Grupo da Polícia Militar de Três Barras, e o subtenente Willian Carlos, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, compuseram a mesa de autoridades.