Mais de 1500 pacientes serão atendidos por mutirão de consultas, exames, cirurgias e próteses dentárias em Três Barras

A semana começa com uma excelente notícia para os pacientes que estão na fila de espera por procedimentos de saúde em Três Barras.

O Governo do Município está lançando novo mutirão de consultas especializadas, exames de alta e média complexidade, cirurgias eletivas e próteses dentárias.

Serão atendidos mais de 1500 pacientes nesta nova etapa do mutirão, que começa já no mês de setembro. O investimento é superior a R$ 304 mil. Emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, destinada pelo deputado federal Darci de Matos (PSD), vai custear quase que a totalidade dos procedimentos.

Evento agendado para as 09h do dia 24 de agosto, um sábado, no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza, marca a entrega das guias de autorização e agendamento dos procedimentos.

Ao enaltecer a importância da iniciativa, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira lembrou que o Município tem direito a uma cota mensal via Sistema Único de Saúde (SUS), porém ela é insuficiente para atender a demanda represada.

“Se ficarmos apenas na dependência daquilo que é autorizado pelo Ministério da Saúde, a fila de espera chegaria a até 63 meses em algumas especialidades”, informou a secretária.

Um dos problemas enfrentados pela saúde pública municipal, por exemplo, é a demanda reprimida para ressonância magnética. Atualmente, o Governo do Estado libera apenas três procedimentos mensais, sendo que 190 pessoas aguardam para realizar o exame.

Para atender todos esses pacientes via mutirão, o investimento será de aproximadamente R$ 60 mil.

Segundo o prefeito Luiz Shimoguiri, o Município vem constantemente aprimorando os serviços públicos de saúde ofertados à população, apostando na celeridade, eficácia e humanização dos atendimentos. “Com certeza avançamos muito nesses quase três anos de Governo”, frisou.

Para reforçar sua afirmação, o prefeito citou o sucesso do mutirão realizado em 2017, quando 740 pacientes foram atendidos. “Conseguimos naquela época diminuir consideravelmente a demanda. Nesta nova fase pretendemos praticamente zerar a fila em diversas especialidades”, comentou.

EXAME/ CONSULTA/ PROCEDIMENTOS

QUANTIDADE