Mamaço coletivo busca naturalizar o ato de amamentar em público

A fim de naturalizar o ato de amamentar em público e reavivar as ações alusivas à campanha nacional do “Agosto Dourado”, é que mulheres em período gestacional e lactantes compareceram ao 1° Mamaço coletivo organizado pela Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB).

Bate-papo e a troca de experiências entre as participantes e a equipe multidisciplinar da maternidade marcaram o evento realizado na praça em frente ao hospital durante a tarde de quarta-feira (15), dia das gestantes. A atividade teve o apoio do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde.

As enfermeiras Simone Voigt Kovalski e Daniela Alberti Gonçalves falaram sobre a importância do aleitamento materno como primeiro e único alimento que o bebê precisa até os seis meses de idade. Também discorreram sobre alguns fatores que influenciam no sucesso da amamentação e repassaram orientações.

Houve a distribuição de lanche e o sorteio de brindes. A fisioterapeuta Neci Lemos de Souza Nagano e a secretária adjunta de Educação, Cultura e Esporte, Mona Dequech Denk, foram juradas no concurso que escolheu a melhor foto e frase expostas em um painel e que simbolizam a campanha “Agosto Dourado”.

A ação fechou a programação do município com relação à campanha nacional de valorização do aleitamento materno e os benefícios que a amamentação traz, tanto para a mãe, quanto para o bebê. “Além de prevenir contra doenças, o leite materno evita diarreia, infecções respiratórias e outros problemas”, observa a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

Nas duas quartas-feiras anteriores deste mês, o Governo do Município e a equipe multidisciplinar da maternidade de Três Barras promoveram palestras.

A primeira reuniu gestantes e lactantes no distrito do São Cristóvão. Já a segunda, na sede do município, teve a participação de mulheres do centro, bairros e interior. 

 

Rolar para cima