Mesa redonda aborda aspectos relacionados à história, cultura e memória da Guerra do Contestado

Debate em torno da produção científica relacionada ao tema “A Guerra do Contestado – Cultura e Resistência Cabocla” pautou a mesa redonda que abriu a programação alusiva à 2ª edição da Semana do Contestado em Três Barras.

A atividade aconteceu na tarde da última segunda-feira, 24, em frente ao Museu do Patrimônio Histórico João Bedretchuk.

Por mais de duas horas, pesquisadores da área, como o professor doutor Alexandre Assis Tomporoski, professor doutor Delmir José Valentini, professor mestre Valmir Pasa e professor especialista Pedro Penteado do Prado, discutiram aspectos do conflito armado no tocante a história, cultura, literatura, economia, memória do povo do Contestado, assim como os reflexos das batalhas até hoje na região.

A mesa redonda teve a mediação do professor mestre Vinicius Alves da Silva, que integra a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras, organizadora da programação.

Na abertura do evento, a secretaria de Educação, Edith de Souza, enfatizou a importância de estudar, discutir e fazer um resgate histórico e cultural da Guerra do Contestado.

“Atualmente, o Exército Brasileiro ocupa os espaços onde estavam as instalações Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Naquela época, existia uma verdadeira cidade desenvolvida dentro da área da madeireira, que continha mercearia, cinema e até carnaval de rua, entre outras coisas que foram se perdendo ao longo dos anos”, comentou.

Representando o Executivo Municipal, a vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege disse que é possível, em breve, incluir a história da Guerra do Contestado como disciplina a ser estudada pelos alunos da rede municipal de ensino.

“Precisamos muito valorizar a nossa cultura. Porque um povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai”, frisou.

O evento foi acompanhado por professores; assessores pedagógicos, gestores e estudantes da rede municipal de ensino; autoridades civis e militares; servidores públicos municipais e população em geral.

A programação segue até sexta-feira, 28, com exposição de trabalhos confeccionados por alunos das escolas municipais e apresentações culturais baseadas na temática central desta 2ª edição da Semana do Contestado, que é “Dialogando sobre o meio ambiente e os saberes populares”.

 

 

 

 

 

 

Rolar para cima