Mutirão de cirurgias de Pterígio atendeu 150 pacientes no primeiro semestre; Saúde realiza novo agendamento para o procedimento

Formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal, o Pterígio atinge cerca de 10% da população mundial, sendo mais comum em pessoas com olhos claros e que trabalham expostas ao sol ou que passam a maior parte do tempo ao ar livre.

Moradora da região central de Três Barras, a cozinheira Regina Aparecida Pereira Martins convivia com a lesão há alguns anos, até realizar procedimento cirúrgico que pôs fim ao incômodo. “Aguardei uns dois meses para fazer a cirurgia. Depois fiz, retornei para consulta e estou muito bem. Agora estou esperando para fazer a de catarata, que já está tudo encaminhado”, explicou.

Assim como Regina, outros 149 pacientes passaram por consultas e procedimentos para a correção do problema, através do mutirão de cirurgias de Pterígio ofertado pelo Governo de Três Barras, através da secretaria municipal de Saúde.

Os procedimentos foram realizados durante dois dias no mês de junho, no Hospital São Luiz, em Campo Alegre. Profissional da saúde pública municipal acompanhou os pacientes durante todas as etapas do atendimento.

Quem tem o problema e não aderiu à mobilização anterior, pode agora participar da nova fase do mutirão prevista para os próximos meses. Para isso, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento médico para fazer a cirurgia.

Em caso de dúvida ou informações adicionais, é só entrar em contato com a secretaria de Saúde do Município, por meio dos fones (47) 3623-0458/ 3623-1487, ou pelo e-mail [email protected]