Novo mutirão de consultas e exames oftalmológicos vai atender 100 pacientes de Três Barras

O Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza a partir deste mês novo mutirão de consultas e exames oftalmológicos gratuitos. Ao todo serão atendidos 100 pacientes. As demandas foram encaminhadas pelas nove unidades básicas de saúde do município.

Médicos especialistas do Banco de Olhos, de Joinville, atenderão 50 pacientes já no feriado de 15 de novembro. Os pacientes, contemplados por esta primeira etapa, estão recebendo as guias de encaminhamento de consulta em suas próprias casas.

A prefeitura vai oferecer transporte e alimentação gratuitos. Profissional da rede publica municipal de saúde irá acompanhar os pacientes durante os procedimentos. A secretaria de Saúde deve anunciar, em breve, a data da segunda etapa do mutirão.

Para a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, a iniciativa pode prevenir complicações que levem muitas pessoas à cegueira. “É fundamental a detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico”, lembra.

Ainda de acordo com a secretária, o mutirão vai beneficiar aquelas pessoas que, por algum motivo, não têm como fazer visitas regulares ao oftalmologista.

As consultas e exames serão todos custeados com recursos próprios da prefeitura.

Em agosto do ano passado, o município realizou mutirão semelhante na Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, com consultas e exames oftalmológicos oferecidos a 436 pacientes.  

Na época foram consultadas 68 pessoas com idades entre 02 a 16 anos, 179 pacientes de 17 a 59 anos de idade e 91 com 60 anos ou mais.

Além das consultas, outros 98 pacientes – das três faixas etárias – também foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos, ou ainda, para a realização de exames mais complexos como biometeria, angiofluoresceinografia, campo visual, paquimetria, retinografia e tonometria h.

 

Agendamento do transporte

O paciente que recebeu a guia para os procedimentos, em Joinville, deve confirmar sua presença na viagem até às 12h desta quarta-feira, 14 de novembro, junto ao setor de Transportes da prefeitura, que fica situado no antigo prédio da Câmara de Vereadores de Três Barras, no centro da cidade.

O ônibus que levará os pacientes fará o seguinte itinerário: às 03h saída em frente da secretaria municipal de Saúde; passando na sequência pela Agropecuária do bairro Vila Nova; Unidade Básica de Saúde José Sawinski, no bairro João Paulo II; e pelas Unidades Básicas de Saúde Dr. Mário Mussi, Ailton Mendes (Posto Amarelo) e Venceslau Cardoso (Posto Azul), todas no distrito de São Cristóvão.

Rolar para cima