Novo veículo Van é incorporado à frota da Saúde municipal de Três Barras

A frota municipal de Três Barras recebeu novo veículo essa semana. Com capacidade para até 18 passageiros, a Van Mercedes Benz 516 Sprinter A3, ano e modelo 2022, já está a serviço dos pacientes que necessitam de transporte para fazer tratamento fora do domicílio (TFD). O investimento foi de R$ 274,6 mil.

Com a nova aquisição, a frota da secretaria de saúde foi ampliada para 21 veículos.  Agora, as viagens de TFD passam a ser realizadas por quatro Vans, seis automóveis para até cinco passageiros e três ambulâncias, que são utilizadas somente nos casos de urgência e emergência.

De acordo com a secretaria de Saúde, os destinos mais comuns para TFD são cidades de curta distância, como Mafra, Porto União, Papanduva, São Bento do Sul, Campo Alegre e São Mateus do Sul/PR; e de longa distância, como Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages e Jaraguá do Sul.

Todas as terças, quintas e sábados um veículo da pasta transporta 16 pacientes, até Mafra, para realizarem sessões de hemodiálise.

“Apesar da constante renovação e ampliação da frota por parte da administração pública municipal, toda nova aquisição deve ser comemorada. Pois, ao recebermos um novo veículo, estamos melhorando as condições de trabalho aos nossos motoristas e, principalmente, incrementando os serviços à população, dando mais conforto, segurança e comodidade àqueles que precisam se deslocar para fazer o seu tratamento de saúde”, frisou o prefeito Luiz Shimoguiri.

Já a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, lembra que a pasta também oferece transporte para pacientes dentro do próprio município. Para esse tipo de serviço há dois veículos disponíveis: um que fica no distrito de São Cristóvão (Intendência) e, outro, que atende aos moradores do interior.

Segundo ela, há ainda outros seis automóveis que dão suporte aos atendimentos domiciliares e administrativos da saúde pública municipal.

Três deles são usados no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) – pelas equipes do distrito de São Cristóvão, interior e sede do município.

Já os outros três são utilizados pelo serviço de fisioterapia, pela vigilância em saúde e também pela própria secretaria municipal de saúde.