Novos produtos e posicionamento de mercado são focos de programa voltado para o artesanato em Três Barras

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Três Barras e o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora contempla a instalação do pacote avançado de Desenvolvimento para o Artesanato. O Pacote Avançado, que pode ser classificado como Ouro, está estrategicamente pensado para abranger os conceitos essenciais do marketing: produto, preço, praça e promoção, começando pelo entendimento sobre o público e mercado-alvo dos artesãos e criativos a serem atendidos pelo projeto.

A primeira ação foi uma palestra sobre Artesanato e Identidade Cultural. Além da palestra, os artesãos passaram por entrevistas individuais com as consultoras do Sebrae/SC para seleção de 15 artesãos que irão participar de capacitações e consultorias individuais e coletivas para o desenvolvimento de quatro novos produtos por artesão, gerando uma coleção de 60 novos produtos com identidade cultural de Três Barras, que estarão expostos e vendidos na Feira Municipal até maio de 2022.

Desenvolvimento para o Artesanato

O objetivo do pacote é aliar o potencial inovador, a imaginação e a capacidade intelectual de artesãos e criativos aos processos do design para a criação de novos produtos. Eles terão acesso a conhecimento “que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação e num novo posicionamento em seu mercado, promovendo o aumento da sua renda e autoestima”, conforme explicações das consultoras Bárbara Wagner e Michele Latorga, responsáveis pela implantação do pacote.

O Pacote Avançado tem sua execução estimada em 42 semanas e é composto de três grandes fases, as duas primeiras formando o Programa Fixo e a terceira fase os Módulos Opcionais.

A primeira fase foi realizada na última semana, de 05 a 07/07/2021 em Três Barras e corresponde a avaliação de até 40 artesãos e/ou criativos por dois consultores avaliadores, para seleção dos 15 que irão participar do projeto, por meio de curadoria individual e presencial.

A segunda fase teve início esta semana e refere-se ao desenvolvimento de novos produtos e formação de preços, por meio de oficinas coletivas e consultorias individuais, online ou presenciais, com a criação de até quatro novos produtos para cada artesão e/ou criativo e sua precificação, podendo chegar a um total de 60 novos produtos.

A terceira fase refere-se a ações de acesso ao mercado e deverá ser iniciada somente em 2022, quando os novos produtos estiverem em sua fase final de confecção.