Novos produtos e posicionamento de mercado são focos de programa voltado para o artesanato em Três Barras

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Três Barras e o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora contempla a instalação do pacote avançado de Desenvolvimento para o Artesanato. O Pacote Avançado, que pode ser classificado como Ouro, está estrategicamente pensado para abranger os conceitos essenciais do marketing: produto, preço, praça e promoção, começando pelo entendimento sobre o público e mercado-alvo dos artesãos e criativos a serem atendidos pelo projeto.
A primeira ação foi uma palestra sobre Artesanato e Identidade Cultural. Além da palestra, os artesãos passaram por entrevistas individuais com as consultoras do Sebrae/SC para seleção de 15 artesãos que irão participar de capacitações e consultorias individuais e coletivas para o desenvolvimento de quatro novos produtos por artesão, gerando uma coleção de 60 novos produtos com identidade cultural de Três Barras, que estarão expostos e vendidos na Feira Municipal até maio de 2022.
Desenvolvimento para o Artesanato
O objetivo do pacote é aliar o potencial inovador, a imaginação e a capacidade intelectual de artesãos e criativos aos processos do design para a criação de novos produtos. Eles terão acesso a conhecimento “que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação e num novo posicionamento em seu mercado, promovendo o aumento da sua renda e autoestima”, conforme explicações das consultoras Bárbara Wagner e Michele Latorga, responsáveis pela implantação do pacote.
O Pacote Avançado tem sua execução estimada em 42 semanas e é composto de três grandes fases, as duas primeiras formando o Programa Fixo e a terceira fase os Módulos Opcionais.
A primeira fase foi realizada na última semana, de 05 a 07/07/2021 em Três Barras e corresponde a avaliação de até 40 artesãos e/ou criativos por dois consultores avaliadores, para seleção dos 15 que irão participar do projeto, por meio de curadoria individual e presencial.
A segunda fase teve início esta semana e refere-se ao desenvolvimento de novos produtos e formação de preços, por meio de oficinas coletivas e consultorias individuais, online ou presenciais, com a criação de até quatro novos produtos para cada artesão e/ou criativo e sua precificação, podendo chegar a um total de 60 novos produtos.
A terceira fase refere-se a ações de acesso ao mercado e deverá ser iniciada somente em 2022, quando os novos produtos estiverem em sua fase final de confecção.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Vila Criativa terá nova edição neste domingo, 04 de junho, em Três Barras
Marque ai na sua agenda! Domingo, dia 04 de junho, tem nova edição da Vila Criativa em Três Barras.
O evento acontecerá das 15h às 18h na Avenida Santa Catarina, em...
Leia mais

Três Barras oficializa pedido de inclusão ao Programa de Energia Elétrica Trifásica do Governo de SC
O município de Três Barras está pleiteando sua inclusão na segunda etapa do Programa de Energia Elétrica Trifásica que beneficiará comunidades rurais...
Leia mais

Repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo no dia 09 de junho
As repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo na próxima sexta-feira, 09 de junho, data pós feriado de Corpus Christi.
A...
Leia mais

Neste sábado, 03 de junho, é dia de Feira Municipal de Três Barras
A edição de junho da Feira Municipal de Artesanato e Produtos Coloniais de Três Barras já tem data marcada.
O evento acontece neste sábado, dia 03, das 08h...
Leia mais