Pacientes de Três Barras tiveram acesso a mais de 14,8 mil consultas especializadas em 2022

O fácil acesso da população de Três Barras às consultas especializadas dentro próprio município, e até fora da cidade, pôde ser comprovado por relatório divulgado pela secretaria municipal de Saúde.

Conforme balanço de produtividade, em 2022 foram mais de 14,8 mil atendimentos prestados aos pacientes do município nas mais diversas especialidades médicas. Um ano antes, a saúde pública municipal havia ofertado 12,6 mil consultas especializadas.

Para conseguir avançar no diagnóstico precoce e na identificação de doenças, o Governo de Três Barras investiu pesado, nos últimos anos, na contratação de mais médicos em diversas especialidades.

“Hoje, grande parte das consultas especializadas são realizadas nas próprias unidades básicas de saúde do município. Outras, em menor escala, em clínicas e hospitais contratados visando, assim, atender as demandas mais complexas. É importante, frisar, que nos últimos anos conseguimos diminuir o deslocamento de pacientes para consultas fora do município, principalmente, para os lugares mais distantes”, informou a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

Para poder impactar positivamente na qualidade de vida da população, prefeito Luiz Shimoguiri lembra que o governo do município tem priorizado a área de saúde.

“Ao longo dos anos, temos investido em saúde além daquilo que preconiza a legislação federal, seja na contratação de profissionais, como também na melhoria da estrutura física das unidades básicas e até na construção de novos postos de saúde. Tudo isso para poder ofertar, à população, serviços de qualidade como consultas, exames e outros importantes e necessários procedimentos de saúde. Pois quanto maior é o acesso das pessoas aos serviços de saúde, maior é a chance de identificação de uma doença, assim como a antecipação do tratamento e também as chances de cura”, observou o prefeito.

Ainda de acordo com o relatório, 66.010 consultas de atenção básica, da estratégia saúde da família e das especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia foram realizadas pelas unidades básicas de saúde entre janeiro e dezembro do ano passado.

Outra informação que chama atenção, no balanço de produtividade, são as 24.570 situações complexas de urgência e emergência atendidas, no mesmo período, pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas.

CAPS

ANESTESIOLOGIA