Palestra marca comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno e da campanha Agosto Dourado

A fim de conscientizar e prestar esclarecimentos a respeito do aleitamento materno no desenvolvimento da criança até os seis meses de idade, é que o Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB), reuniu gestantes e lactantes para abordar o tema “Amamentação e seus Benefícios”.

O evento fez parte da programação do município para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1° e 7 de agosto, e também para reforçar as ações previstas na campanha nacional do Agosto Dourado.

A primeira das duas palestras sobre o assunto aconteceu na tarde de quarta-feira (1°), no anfiteatro Vereador Milton Miguel, tendo como participantes as mamães residentes no distrito de São Cristóvão.

Fora a abordagem do assunto central, a enfermeira e palestrante Simone Voigt Kovalski também falou sobre os cuidados com as mamas, dicas de como fazer a amamentação e a importância da mamãe amamentar obedecendo à vontade do bebê. “Ainda orientamos as mulheres a fazerem o preventivo com frequência, tendo em vista que o exame é realizado gratuitamente em todas as unidades de saúde do município”, explica.

A ação será finalizada com nova palestra da enfermeira às 14h de quarta-feira (08), desta vez para as gestantes e lactantes residentes no centro, bairros e interior do município. O encontro será no auditório da secretaria municipal de Saúde.

Conforme a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo o risco de muitas doenças. “O leite materno nutre a criança e traz segurança alimentar para o seu crescimento e desenvolvimento”, assegura.