Palestra show traz reflexões sobre as formas de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres

A série de eventos alusivos ao Agosto Lilás, Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, teve sequência na última sexta-feira, 26, em Três Barras, com a realização de palestra show.

O evento, que aconteceu no auditório das secretarias de Educação e Saúde, no centro da cidade, reuniu servidores públicos municipais, na sua maioria mulheres. A atividade mesclou canções, poesias e explanações que levaram a uma profunda reflexão sobre a temática central da mobilização.

O palestrante David Freitas enfatizou a importância de as mulheres se valorizarem e manterem elevada a sua autoestima, fazendo também um alerta aos presentes. “Ao nos depararmos com uma situação de violência, precisamos sim meter a colher e fazer a nossa parte. A denúncia é sempre o melhor caminho, por isso, denuncie”, orientou.

Representando a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, a vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege falou sobre empoderamento feminino e a necessidade de a sociedade e as entidades representativas se unirem em prol da causa. “Precisamos fazer com que as mulheres tenham os seus direitos respeitados e garantidos pelos órgãos competentes”, destacou.

Segundo informou a secretária adjunta de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Cleusa Terezinha Correa, o município vem desenvolvendo diversas ações a fim de garantir a autonomia e segurança do público feminino, especialmente, aquelas que estão propensas à violência doméstica e familiar.

A presidente da Câmara Municipal, Mara Carla Shimoguiri, e a vereadora Daniele Krailling, enfatizaram a necessidade de as esferas governamentais ampliarem os programas de proteção às mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.

A atividade teve o respaldo da Prefeitura de Três Barras, com a participação efetiva de representantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Rede Catarina de Proteção à Mulher, Polícia Militar e demais entidades parceiras.

A programação do Agosto Lilás, em Três Barras, iniciou com uma série de palestras destinada a estudantes e professores da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, no Distrito de São Cristóvão, nos dias 04 e 05 de agosto.

Já no dia 15 de agosto houve a distribuição de material explicativo e adesivos sobre a campanha a motoristas e pedestres, durante pedágios realizados na Avenida Rigesa, na região central da cidade, e também na Avenida Abrahão Mussi, no distrito de São Cristóvão.

O cronograma será finalizado nesta quarta-feira, 31, quando as unidades básicas de saúde do município irão realizar atendimentos e atividades voltadas especificamente à saúde das mulheres.