Pesquisa mostra satisfação dos tresbarrenses com ações de empreendedorismo e Sala do Empreendedor

O Sebrae/SC divulgou pesquisa de imagem e percepção do empreendedorismo nos 75 municípios catarinenses que contam com ações do programa Cidade Empreendedora.

O levantamento foi feito por telefone no período entre 15 de dezembro de 2021 e 14 de fevereiro de 2022, com amostra de 400 respondentes no Estado.

De acordo com a pesquisa, 95,24% dos entrevistados de Três Barras disseram estar satisfeitos com as medidas de apoio ao empreendedorismo no município.

O mesmo percentual foi registrado quando os pesquisados foram questionados sobre o papel do poder público como facilitador do empreendedorismo na cidade.

Numa escala de 0 a 10, 7,94 concordaram que há facilidade para abrir negócio em Três Barras, enquanto 7,80 que há também acessibilidade das informações para abertura de negócios.

Quanto à percepção de incentivo ao empreendedorismo no município, a escala ficou em 8,23. Já sobre o apoio da iniciativa pública, o índice ficou em 6,88.

Quando indagados sobre a percepção de mudança a partir da implantação do programa Cidade Empreendedora, 95,74% afirmaram que houve, sim.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Silvano Silvero da Silva, enalteceu os números alcançados por Três Barras, que obteve, nesses quesitos, da 6ª a 21ª colocações no ranking entre 75 municípios catarinenses.

“Estamos ainda em processo de evolução. Porém, esses índices nos mostram que trilhamos no caminho certo e nos animam a continuar em frente, aprimorando os serviços e a qualidade dos atendimentos já ofertados. O fato de estarmos acima da média do Estado em todos os quesitos perguntados é o que nos dá ainda mais vontade de melhor atender a todos que nos procuram”, frisou.

Sala do Empreendedor

Em outra pesquisa realizada pelo Sebrae/SC, mas direcionada à satisfação dos munícipes com a Sala do Empreendedor, Três Barras alcançou 7,23 de aprovação geral numa escala de 0 a 10.

Com relação ao nível de conhecimento das atividades prestadas pela Sala do Empreendedor, por exemplo, 64,7% informaram conhecer bem, enquanto 35,3% em parte.

Já 67,0% dos entrevistados disseram ter recebido atendimento pela Sala do Empreendedor. Deste total, 11,5% foram atendidos de forma presencial, 54,4% por telefone e 34,1% por WhatsApp.

Também foram avaliados outros sete quesitos sobre o espaço, numa escala de 0 a 10: ambiente da Sala do Empreendedor, que obteve 8,53 de aprovação; cordialidade e respeito dos atendentes, com 6,79; conhecimento dos atendentes, com 6,88; tempo de atendimento, com 6,34; qualidade do atendimento, que alcançou 6,74; satisfação do atendimento, com 8,07; e nível de recomendação de 7,93.

Nesse cenário foram ouvidas, por telefone, 380 pessoas nas cidades com ações do programa, entre os dias 28 de janeiro e 02 de abril.

A Sala do Empreendedor fica no segundo piso do antigo prédio da Câmara de Vereadores, situado à Rua Prefeito Emiliano Uba n°240, no centro de Três Barras. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h10 às 17h. Há também atendimento online, também em horário comercial, através do WhatsApp (47) 3623-1332 ou pelo e-mail [email protected]

“Prestamos uma série de serviços, entre informações para aberturas de empresas, formalização de microempreendedores individuais, emissão de guias diversas, auxílio para emissão de notas fiscais, além de orientações diversas a quem queira iniciar o seu próprio negócio ou já é empreendedor do município”, lembrou Silva.