Prefeitura autoriza procedimentos de saúde a 1500 pacientes para zerar a fila de espera em Três Barras

O Governo de Três Barras deu importante passo para zerar a fila de espera em diversos procedimentos de saúde, visando devolver a qualidade de vida a mais de 1500 pacientes cadastrados no sistema de regulação.

Mutirão no último sábado (24) marcou a entrega das guias quem autorizam a realização de exames de média e alta complexidade, cirurgias eletivas, consultas especializadas e próteses dentárias nos próximos quatro meses.

Os pacientes que irão fazer os procedimentos fora do Município puderam agendar o transporte no próprio ginásio Ione Cyríaco de Souza, local que recebeu o evento.

Para poder atender à demanda reprimida, a secretaria de Saúde contratou serviços em laboratórios, clínicas especializadas e hospitais de referência em cidades como Canoinhas, Porto União, Caçador, Campo Alegre, Mafra e Joinville.

O investimento é superior a R$ 304 mil. Emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darci de Matos (PSD) vai custear os procedimentos, entre os quais 420 consultas especializadas, 355 exames de ultrassonografia, 190 ressonâncias magnéticas, 200 próteses dentárias, entre outros.

Morador do distrito de São Cristóvão, o vendedor autônomo Arido Wurzer saiu satisfeito do Mutirão levando para a casa a liberação para três procedimentos. “Estava há um ano e meio esperando por uma ressonância de coluna e hoje foi liberado. Além disso, também recebi autorização para consultar com o urologista e para fazer uma ultrassonografia. Só tenho que parabenizar e agradecer a Prefeitura e a secretaria de Saúde”, frisou.

Há dois anos aguardando por uma ressonância magnética, a aposentada Irecê Alves da Rocha teve o procedimento agendado para o dia 09 de setembro. “Ganhar um salário mínimo e ter de pagar um exame caro é difícil. Agora foi tudo muito rápido. Agradeço e espero que outros mutirões sejam realizados”, comentou.

Médico regulador do Município, Dr. Marcos Okada destacou o compromisso que a Prefeitura tem com a saúde pública municipal. “O que me fez fazer concurso e voltar a atender em Três Barras é a certeza de que se o médico pede um exame, esse paciente vai ser encaminhado. Para a gente, isso é gratificante”, afirmou.

Já a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, fez um apelo para que os pacientes compareçam aos procedimentos agendados. “A gente precisa desse comprometimento de vocês. É dinheiro público que está sendo investido. Além do que, quem faltar está tomando o lugar de outra pessoa e voltará para a fila de espera”, ressaltou.

Os avanços da saúde pública pautaram a fala do prefeito Luiz Shimoguiri. Segundo ele, o quadro conta hoje com mais de 30 médicos, entre clínicos gerais e especialistas. “Houve um aumento de quase 50% no número de profissionais atendendo nas unidades de saúde, se comparado ao ano de 2016”, garantiu.

A renovação da frota de veículos que transporta pacientes para tratamento fora do município, o aumento do número de medicamentos ofertados e a liberação dos exames laboratoriais de rotina nas próprias unidades de saúde também foram citados pelo prefeito. “Entendemos que obras são importantes, mas a saúde das pessoas é prioridade”, enfatizou.

Pela manhã o Mutirão recebeu os pacientes domiciliados no distrito de São Cristóvão e noKm 06/ Barra Grande, e, à tarde, os residentes no centro e bairros da sede do Município, e também no interior.

 

Faltantes

Os pacientes que não compareceram ao Mutirão da Saúde, no último sábado (24), têm até a próxima quarta-feira (28) para fazer a retirada das guias de autorização e agendamento junto à secretaria municipal de Saúde, situada à Rua Lumber n°276, no centro de Três Barras.

As liberações de exames, consultas especializadas, cirurgias eletivas e próteses dentárias devem ser retiradas entre às 08h e 12h e das 13h10 às 17h.

Informações adicionais podem ser obtidas através dos fones (47) 3623 0458 e 3623 – 1487, ou pelo e-mail: [email protected]

 

Procedimentos autorizados

 

EXAME/ CONSULTA/ PROCEDIMENTOS

QUANTIDADE

Ultrassonografia

355

Mamografia

25

Ressonância Magnética

190

Tomografia Computadorizada

130

Endoscopia

125

Colonoscopia

30

Cintilografia

05

Litrotripsia

05

Consultas Especializadas

420

Ecocardiograma

20

Teste Ergométrico

20

Cirurgias Eletivas

40

Próteses Dentárias

200

 

Rolar para cima