Prefeitura contrata solução para alinhar produção agrícola familiar e consumo no município

Terá início nos próximos dias a implantação da solução ELO – Alinhando Produção Agrícola Familiar e Consumo de Alimentos no Território, em Três Barras. O serviço oferece consultoria e treinamento para alinhamento da produção e consumo de alimentos no município. O projeto propõe a conexão direta de compradores públicos e privados com agricultores familiares e cooperativas por meio de contrato regular de fornecimento, além de mecanismos que controlem e monitorem a eficiência dos processos de elaboração de cardápios, aquisição de alimentos e gestão dos resíduos dos refeitórios.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samira Mussi, o município escolheu essa solução por acreditar que irá contribuir significativamente para o fortalecimento da agricultura familiar em Três Barras. “Vai incentivar a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, estreitando os laços entre os produtores e consumidores”, destaca.

De acordo com Samira, a produção agrícola familiar é muito saudável e esses produtos sem agrotóxicos podem ser direcionados para a merenda escolar, garantindo a qualidade alimentar e nutricional das crianças. Além disso, o incentivo à compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar vai fortalecer o setor. “A compra direta da agricultura familiar garante trabalho e renda para nossos agricultores e contribui para o desenvolvimento do município”, diz.

Benefícios do ELO

Segundo explicações do consultor Alexandre de Avila Leripio, uma das primeiras ações do ELO é a realização do Diagnóstico da Produção de Alimentos (DPA) e a Pesquisa de Potencial de Consumo (PPD). Após a coleta e apuração desses dados serão propostas ações de qualificação para agricultores e cooperativas para que possam atender as necessidades e requisitos dos compradores.

Após totalmente implantado, o projeto proporcionará economia aos compradores públicos e privados, já que os desperdícios e perdas com a compra direta da agricultura familiar diminuem. Além disso, a conexão direta entre produtores e compradores por meio de contrato regular de fornecimento proporciona encurtamento de rotas e diminuição de custos de frete.