Prefeitura contrata solução para alinhar produção agrícola familiar e consumo no município

Terá início nos próximos dias a implantação da solução ELO – Alinhando Produção Agrícola Familiar e Consumo de Alimentos no Território, em Três Barras. O serviço oferece consultoria e treinamento para alinhamento da produção e consumo de alimentos no município. O projeto propõe a conexão direta de compradores públicos e privados com agricultores familiares e cooperativas por meio de contrato regular de fornecimento, além de mecanismos que controlem e monitorem a eficiência dos processos de elaboração de cardápios, aquisição de alimentos e gestão dos resíduos dos refeitórios.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samira Mussi, o município escolheu essa solução por acreditar que irá contribuir significativamente para o fortalecimento da agricultura familiar em Três Barras. “Vai incentivar a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, estreitando os laços entre os produtores e consumidores”, destaca.
De acordo com Samira, a produção agrícola familiar é muito saudável e esses produtos sem agrotóxicos podem ser direcionados para a merenda escolar, garantindo a qualidade alimentar e nutricional das crianças. Além disso, o incentivo à compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar vai fortalecer o setor. “A compra direta da agricultura familiar garante trabalho e renda para nossos agricultores e contribui para o desenvolvimento do município”, diz.
Benefícios do ELO
Segundo explicações do consultor Alexandre de Avila Leripio, uma das primeiras ações do ELO é a realização do Diagnóstico da Produção de Alimentos (DPA) e a Pesquisa de Potencial de Consumo (PPD). Após a coleta e apuração desses dados serão propostas ações de qualificação para agricultores e cooperativas para que possam atender as necessidades e requisitos dos compradores.
Após totalmente implantado, o projeto proporcionará economia aos compradores públicos e privados, já que os desperdícios e perdas com a compra direta da agricultura familiar diminuem. Além disso, a conexão direta entre produtores e compradores por meio de contrato regular de fornecimento proporciona encurtamento de rotas e diminuição de custos de frete.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Vila Criativa terá nova edição neste domingo, 04 de junho, em Três Barras
Marque ai na sua agenda! Domingo, dia 04 de junho, tem nova edição da Vila Criativa em Três Barras.
O evento acontecerá das 15h às 18h na Avenida Santa Catarina, em...
Leia mais

Três Barras oficializa pedido de inclusão ao Programa de Energia Elétrica Trifásica do Governo de SC
O município de Três Barras está pleiteando sua inclusão na segunda etapa do Programa de Energia Elétrica Trifásica que beneficiará comunidades rurais...
Leia mais

Repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo no dia 09 de junho
As repartições públicas municipais de Três Barras terão ponto facultativo na próxima sexta-feira, 09 de junho, data pós feriado de Corpus Christi.
A...
Leia mais

Neste sábado, 03 de junho, é dia de Feira Municipal de Três Barras
A edição de junho da Feira Municipal de Artesanato e Produtos Coloniais de Três Barras já tem data marcada.
O evento acontece neste sábado, dia 03, das 08h...
Leia mais