Prefeitura de Três Barras assegura financiamento de R$ 12 milhões para obras de infraestrutura

O município de Três Barras deve iniciar, nos próximos meses, uma série de obras na área de infraestrutura urbana e viária.

Os recursos de R$ 12 milhões estão assegurados por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

O contrato foi assinado pelo prefeito Luiz Shimoguiri na tarde desta quinta-feira, 26.

“É importante ressaltar que a operação foi contratada com o aval da União, graças ao superávit financeiro apresentado pelo município e sua capacidade de pagamento”, observou.

As obras devem ser executadas num período de até 24 meses a partir da assinatura do contrato, podendo esse prazo ser prorrogável por até 180 dias se houver necessidade. O financiamento deve ser quitado num prazo de 120 meses. Há, no entanto, um período de carência de dois anos para o pagamento da primeira parcela.

Participaram, do ato, a coordenadora de filial da Caixa, Gabriela Albiero; o superintendente executivo de governo, Carlos José Gevaerd Fernandes; e o gerente geral em exercício da agência de Canoinhas, Thiago Rodrigo Holler.

A vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege; o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Antônio Tsunoda; o engenheiro civil do setor de Planejamento, Zair Packer; o servidor Cristian Roberto Todt, responsável pelo setor de Contratos; e os vereadores João Francisco Canani Júnior (PSC) e Josecleia Simas Gazaniga (MDB), também acompanharam a reunião que oficializou a contratação do financiamento.

Obras

Algumas obras já estão definidas, segundo informou o prefeito Luiz Shimoguiri. Outras serão listadas nos próximos dias após reunião com os técnicos do setor de Planejamento.

“Já elencamos algumas prioridades, que são aquelas obras imprescindíveis neste momento, todas pensando na melhoria da trafegabilidade e mobilidade urbana, assim como na segurança dos transeuntes em locais pontuais da cidade”, explicou.

A Rua Yvan José da Costa, no bairro Bom Jesus, será uma das vias contempladas com a pavimentação asfáltica a partir do trecho que fica em frente a unidade básica de saúde Pedro Toporoski, no bairro Vila Nova. A extensão linear é de aproximadamente 1,3 km.

No cronograma também está prevista a construção de ciclovia a partir da secretaria de Saúde, que fica na Rua Lumber, na região central, seguindo pelo contorno rodoviário no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Avenida Rigesa, no bairro João Paulo II e SC-303 até o acesso da localidade do Km 06/Barra Grande.

Quem também deve receber melhorias é a Avenida José Nunes Cavalheiro, no bairro Zilda Pacheco/Argentina. No local será feita a construção de calçadas nos dois lados da via, ciclovia e feito o reperfilamento asfáltico.

Outra via que receberá recapeamento asfáltico, calçadas e ciclovia é a Rua Pedro Flores, trecho entre a ponte sobre o Rio Negro até a linha férrea, que corta parte da Avenida Central.

O distrito de São Cristóvão será contemplado com a revitalização da Avenida Abrahão Mussi, trecho entre as Ruas Francisco de Paula e Silva (Rua do Valetão) e Oswaldo Jarschel. O local receberá 3ª faixa e melhorias na mobilidade e acessibilidade.

Já está definido, também, o asfaltamento de trechos das Ruas Amandus Mühlmann e Boleslau Polanski, no bairro João Paulo II.

De acordo com o prefeito Luiz Shimoguiri, o município ainda está analisando quais outras ruas do distrito de São Cristóvão e do bairro Vila Nova, que receberão pavimentação asfáltica neste novo pacote de obras.

“Assim como nas fases anteriores, todas as localidades do município serão contempladas nos próximos meses. O importante é que já avançamos muito, quando o assunto é pavimentação asfáltica. E a tendência é que continuemos no mesmo caminho nos próximos dois anos”, finalizou.