Professores da escola Guita Federmann têm artigo publicado em revista internacional

A Educação do município de Três Barras e, em especial, a comunidade escolar Guita Federmann estão orgulhosas. Os professores de Educação Física William Souza e Valéria Caldas publicaram, recentemente, artigo na Revista Lecturas: Educación Física y Deportes, da Argentina.

O artigo intitulado “Comparação do índice de adiposidade corporal de escolares em diferentes picos de velocidade de crescimento (PVC)”, teve como base trabalho desenvolvido no ano de 2015 com 40 alunos da escola em que os professores lecionam.

De acordo com o professor William, “sabe-se que ocorrem alterações pubertárias no organismo do adolescente, dentre elas, a que mais se destaca é a composição corporal”.

 A ideia de estudar esse novo método surgiu através de uma nova análise antropométrica, denominada índice de adiposidade corporal (IAC), desenvolvida nos Estados Unidos em 2011. “Até então nenhum estudo tinha analisado esse método em adolescentes em diferentes níveis maturacionais”, fala o professor.

Para a realização do estudo, os alunos foram separados em três grupos em diferentes PVCs (antes, durante e após puberdade) e depois submetidos a avaliações antropométricas e de composição corporal.

Os resultados apontaram que o IAC não apresenta diferenças significativas no estado nutricional de escolares em diferentes estágios maturacionais. “Ficamos surpresos, pois outros métodos indiretos que avaliam o estado nutricional apresentam diferenças estatisticamente significativas entre adolescentes maturados com aqueles indivíduos no início e durante maturação”, observa Willian.

Pelo fato de o método ser novo no meio acadêmico, ele lembra, no entanto, que ainda precisa de novos estudos para verificar sua precisão e fidedignidade. “Só temos a agradecer os alunos que nos auxiliaram nesse estudo e, também à diretora Cleide Jonko, que vem contribuindo com o desenvolvimento dos estudos científicos e da pesquisa na escola”, finaliza o professor.

Rolar para cima