Profissionais de saúde participam de capacitação do Coren/SC sobre os protocolos de enfermagem

A atualização e capacitação dos profissionais que atuam na saúde pública municipal de Três Barras tem sido uma constante durante todo este ano.

A série de ações iniciou em março e prosseguiu nos meses seguintes através de uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSH), com o respaldo do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde.

Na semana passada uma nova equipe participou de curso, desta vez em Joinville nos dias 18, 21 e 22 de novembro.

Na ocasião, os profissionais de enfermagem do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município marcaram presença nas atividades promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

A adesão dos Municípios de forma integral ou parcial – de acordo com sua realidade ou necessidade – aos protocolos de enfermagem foi o tema principal dos debates.

Com o evento o Coren/SC buscou discutir, por exemplo, a proteção da prática clínica do enfermeiro, conforme Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, bem como garantir a análise técnica, investigação e tomada de decisão por parte do profissional, garantindo assim atendimento integral ao paciente.

O NEPHS e a secretaria de Saúde do Município estão analisando a possibilidade de, no próximo ano, incluir os atendimentos clínicos dos profissionais de enfermagem nas unidades básicas de saúde.