Programa Cidade Empreendedora e os avanços para Três Barras

Elaborado com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico em várias frentes, o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a prefeitura municipal, trouxe em pouco mais de um ano avanços significativos para a cidade de Três Barras, como a instalação da Sala do Empreendedor e a capacitação de agentes para atender MEIs e MPEs. Mas, é no médio e longo prazo que o município espera colher os frutos da iniciativa.

Lançado em setembro do ano passado, o programa está dividido em 11 eixos e engloba 34 ações que auxiliarão no crescimento sustentável de Três Barras.

Uma das soluções foi a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), que buscou identificar potencialidades e planejar eixos estratégicos para promover o desenvolvimento econômico do município. Durante a elaboração, foram realizados inúmeros encontros com lideranças locais, público/privadas, que consideraram três eixos econômicos prioritários: indústria, comércio e serviços e agronegócios.

Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Abrahão Mussi, o “Cidade Empreendedora” colocou a prefeitura em outro nível de governança. “Hoje sabemos os principais problemas e desafios e como atacá-los da maneira correta, com metas e sabendo o que fazer”, destaca.

Além do PEDEM, também merecem destaque outras iniciativas do programa, como capacitações de servidores e de profissionais da área de compras, consultorias mensais para adequações e melhorias na implementação da Lei Geral, Programa de Educação Empreendedora nas escolas da rede de ensino municipal, ações na Sala do Empreendedor, e a implementação do sistema de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). O software permite ao município acompanhar todos os projetos em andamento, dando maior controle sobre as ações do executivo. As ações do Programa Cidade Empreendedora seguem até dezembro deste ano.

“O mais importante de tudo é que o legado dessa parceria vai ficar, independente de mudanças de governo. Os projetos foram elaborados para colocar Três Barras em outro patamar nos próximos 30 anos”, finaliza Mussi.

As ações do Programa Cidade Empreendedora vão até dezembro deste ano.

Assessoria de Imprensa SEBRAE-SC / Regional Norte
Luan Vosnhak