Programa Cidade Empreendedora terá três eventos na próxima semana

Com ações voltadas a micro e pequenos empresários, futuros e potenciais empreendedores, e para a melhoria dos serviços oferecidos pela administração municipal, o programa Cidade Empreendedora tem importante programação na próxima semana, em Três Barras.
Às 18h30 de segunda-feira (26), no anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (auditório da secretaria de Educação), acontece workshop que vai abordar a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).
O evento é aberto aos representantes das entidades e associações ligadas à indústria, comércio, funcionalismo público e aos produtores rurais. “Estamos planejando o futuro da cidade, pensando no desenvolvimento sustentável e em fomentar e nortear os rumos do empreendedorismo. Por isso, a presença de todos e a apresentação de sugestões é essencial neste processo”, observa o prefeito Luiz Shimoguiri.
Consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), parceira da prefeitura no programa, irão supervisionar as atividades.
Duas atividades estão agendadas para a manhã de terça-feira (27). Para as 10h está prevista a inauguração da Sala do Empreendedor, que passa a atender no segundo piso do antigo prédio da Câmara de Vereadores, situado à Rua Prefeito Emiliano Uba n°240, no centro da cidade.
Destinada a quem pretende melhorar a gestão e a competitividade de seus negócios, como também buscar consultoria e acompanhamento técnico, a Sala vem funcionando provisoriamente junto ao setor de Tributos da prefeitura desde o mês de dezembro.
Após a inauguração do novo espaço, o Governo do Município e o Sebrae apresentarão o estudo “Três Barras em números”. Esse levantamento possui informações sobre diversos aspectos, como: dados gerais (história e geografia), populacional, mercadológicos, sociais, econômicos e de infraestrutura. “É uma espécie de raio-x do município, que o compara com as demais cidades da região e que vai nortear as ações futuras visando à evolução em diversas áreas”, explica Abrahão Mussi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Os dois eventos são abertos aos representantes das entidades e associações ligadas à indústria, comércio, funcionalismo público e aos produtores rurais, como também à comunidade em geral.
O Cidade Empreendedora
Implantando oficialmente em setembro do ano passado, por meio de convênio firmado entre o Governo de Três Barras e o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora está divido em diversas etapas, projetos e ações que se estenderão até dezembro deste ano.
Pela parceria foram contratadas mais de três mil horas de consultorias especializadas e prestadas ao município, além de 400 intervenções como treinamentos, oficinas e palestras.
Desde então, atores do desenvolvimento local como prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, servidores da prefeitura em diversas áreas e agentes do programa no município têm recebido consultorias e treinamentos quinzenais e mensais.
Na sequência também estão previstos seminários e capacitações com a classe empresarial e potenciais empreendedores.
Diagnósticos sobre as oportunidades do município e planejamentos inerentes à gestão municipal e ao desenvolvimento econômico da cidade também estão no pacote de ações. O Sebrae custeia cerca de 70% do programa, enquanto a prefeitura está investindo os outros 30%. O convênio foi autorizado pela Câmara Municipal de Três Barras.
Sala do Empreendedor
É o espaço destinado a auxiliar os empresários locais na desburocratização, visando incentivar e facilitar a comercialização de seus produtos junto à prefeitura, bem como, simplificar o surgimento e a formalização de novos empreendimentos. A participação não é cobrada, sendo custeada pela prefeitura.
Jepp e Crescendo & Aprendendo
Em breve o programa colocará em ação o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que contemplará crianças e adolescentes do ensino fundamental através de uma parceria do Sebrae com a secretaria de Educação. O curso será aplicado junto aos estudantes do 1° ao 9° anos.
Enquanto isso, estudantes com idades entre 14 e 19 anos terão acesso ao Crescendo & Aprendendo, projeto que visa a inclusão social, a preparação e o favorecimento dos jovens para o mercado de trabalho.
Em ambos os casos o Sebrae capacitará os professores e disponibilizará o material didático que trará conceitos de empreendedorismo.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Mais de 6,5 mil refeições são servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino
Você sabia que a alimentação escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino de Três Barras conta com produtos originários da agricultura familiar? Grande...
Leia mais

Sala de vacina da UBS Dr. Mário Mussi está com horário de atendimento ampliado
Assim como já ocorre nos atendimentos médico e de enfermagem, agora a unidade básica de saúde (UBS) Dr. Mário Mussi, no distrito de São...
Leia mais

Concurso de emprego público: resultado classificatório para médico generalista
EDITAL CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO 006/2022
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO CLASSIFICATÓRIO
CARGO: MÉDICO...
Leia mais

Três Barras: 68,79% do público acima de 12 anos já recebeu a D3 da vacina contra a covid-19
Está em 68,79% a cobertura com a D3 da vacina contra a covid-19, em Três Barras. Relatório da Vigilância Epidemiológica municipal aponta 10.749 pessoas com 12 anos ou...
Leia mais