Projeto CAAS desperta habilidades cognitivas e práticas em alunos da EBM Guita Federmann

Despertar habilidades cognitivas e práticas, a partir dos conhecimentos adquiridos em trabalhos com madeira, arco e flecha, caminhadas (trilhas), elétrica e atividades radicais como o rapel, é o objetivo do Projeto Caminhos e Aventuras na Arte do Saber (CAAS).

Desenvolvido na Escola Básica Municipal Guita Federmann e ministrado pelo professor Otávio Hoinasky Filho, o projeto reúne 30 estudantes de 11 a 14 anos todas as segundas e terças-feiras, no contraturno das aulas regulares.

Nas atividades com madeira, os alunos aprendem a utilizar ferramentas como formão, serrote, plaina, martelo, furadeira, serra tico-tico e outras. “Isso tudo de maneira segura e correta”, garante o professor.

Além de mostrar seu talento para trabalhos manuais, ao confeccionar o seu próprio arco e flecha o participante também usa do conhecimento matemático para formar o ângulo exato do equipamento.

A percepção sobre a história e o contraponto com os diferentes aspectos de cada cidade visitada são trabalhados durante as caminhadas e trilhas. “Esse tipo de atividade também ajuda a sensibilizar o aluno sobre a preservação do meio ambiente e a conhecer melhor o local visitado”, comenta o responsável pelo CAAS.

Noções básicas, o uso seguro e a empregabilidade de cada um dos materiais são ensinados nas aulas de elétrica. De acordo com o professor Otávio, “é trabalhado também um pouco de eletrônica, onde os participantes aprendem a fazer pequenos reparos em computadores e outros equipamentos”.

Já o rapel visa desenvolver a união e a responsabilidade entre os alunos, como também provocar uma análise diferenciada sobre o ambiente em que vivem.

Segundo o professor, foi a partir do projeto que os alunos passaram a auxiliar a escola em reparos do cotidiano, como a troca de torneiras, ajustes na instalação elétrica, substituição de lâmpadas, entre outros.

O CAAS conta com o apoio da direção da escola e o respaldo do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.