Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes é revisado e alterado durante reunião

Reunião na Prefeitura entre representantes do Poder Público Municipal, Segurança Pública, conselhos municipais e entidades ligadas à proteção do público infanto-juvenil.
Contendo procedimentos que buscam promover a segurança do público infanto-juvenil que está em situação de risco e vulnerabilidade social, no Município de Três Barras, o Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência passou por revisões e alterações nesta semana.
As novas ações a serem trabalhadas junto às vítimas de violência, daqui para frente, foram discutidas e aprovadas durante reunião na manhã de quarta-feira (12), na Prefeitura, entre representantes do Poder Público Municipal, da Segurança Pública, conselhos municipais e entidades ligadas à proteção deste público.
“Como há uma abordagem intersetorial e interdisciplinar, esse alinhamento se faz necessário. Pois o atendimento prioritário é para as crianças e adolescentes, mas também deve ser estendido às suas famílias”, disse a secretária municipal de Saúde, Raquel Cunher Vieira, uma das participantes do encontro.
De acordo com o Protocolo, especialistas das áreas de Saúde, Educação, Proteção Social, Conselho Tutelar e Policias devem atuar de maneira articulada no sentido prestar às vítimas atendimentos relacionados aos casos de promoção e proteção.
Entende-se por promoção as situações de ameaça ou suspeita que cresçam lentamente no cotidiano, como violência verbal, negligência familiar, infrequência ou baixo rendimento escolar e mudança do comportamento.
O Protocolo estabelece como casos de proteção as violações graves e que deixam os jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
São exemplos a violência sexual (assédio, exploração, estupro e pornografia infanto-juvenil); violência física/psicológica/verbal; alienação parental; negligência familiar/abandono material; cárcere; trabalho infantil; e dificuldade de aprendizado associado a histórico de abandono intelectual por parte de familiares.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais