Quase 1,8 mil alunos voltam às aulas nas escolas municipais de Três Barras

A alegria voltou às escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Três Barras, com o início do ano letivo 2021.

Longe das aulas presenciais desde que começou a pandemia, há 11 meses, aproximadamente 1,8 mil estudantes retornaram às atividades escolares na manhã desta quinta-feira, 18, em três diferentes formatos de ensino.

O retorno das aulas do pré-escolar acontece em 1° de março. Ainda não há data definida para a volta das crianças do berçário e maternal às creches.

Como vai funcionar

A maior parte dos mil alunos dos anos iniciais, cerca de 60%, optou pelo retorno 100% presencial, enquanto 40% pelo ensino remoto em casa.

No modo 100% presencial as turmas foram divididas em dois grupos menores, para que as salas de aula tenham no máximo 50% de ocupação nos turnos matutino e vespertino.

A turma 1 terá aulas às segundas e terças-feiras. Já os alunos da turma 2 vão às escolas nas quintas e sextas-feiras. As quartas-feiras ficarão reservadas para a sanitização dos ambientes escolares e planejamento pedagógico dos professores. Todos terão atividades para desenvolver no período em que não estiverem na escola.

Quem optou pelo ensino remoto permanecerá o tempo todo em casa, mas recebendo orientações e conteúdos por meios digitais, como também materiais impressos fornecidos pelas escolas.

Já o formato intercalado, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, é exclusivo para os mais de 770 estudantes do 6° ao 9° anos e que estão divididos em três escolas municipais.

Neste modelo, enquanto a turma 1 estiver na escola, a turma ficará em casa, mas com conteúdos para desenvolver o aprendizado. Na semana seguinte a situação se inverte.

Normalidade

Apesar da grande movimentação nas escolas, o retorno dos estudantes foi considerado tranquilo por parte da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza.

“Existia essa expectativa pela volta, não só por parte dos alunos, mas também pela equipe técnica da secretaria, diretores, professores e demais colaboradores das escolas. Mas tudo ocorreu dentro da normalidade, com os protocolos sanitários e de saúde sendo seguidos à risca, com a colaboração dos estudantes”, garantiu.

No entanto, a secretária não descarta adaptações no Plano Municipal de Contingência da Covid-19 na Educação. “Não existe modelo pronto. Se for preciso, criaremos novas regras no decorrer dos dias. Nosso objetivo é garantir a segurança de todos que fazem parte do ambiente escolar”, assegurou.

Protocolos

As escolas contam com recipientes com álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos, para que não só estudantes, mas também professores e demais colaboradores possam fazer a higienização das mãos com frequência.

Assim que chega a escola, o estudante tem a temperatura aferida. Em caso de alterações, a família é acionada. Só entra e permanece nas unidades escolares quem estiver usando máscara. A regra vale para as crianças, professores e servidores.

A fim de evitar aglomerações nos corredores e demais espaços, os intervalos são realizados em horários alternados, assim como a merenda é servida em períodos diferenciados.

A exemplo das salas de aula que contam com no máximo 50% de ocupação, para manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes, os veículos do transporte escolar também estão circulando com apenas metade de sua lotação.