Quase 6 mil refeições são servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino

Adequada para atender as necessidades nutricionais de mais de 2,8 mil estudantes, a merenda escolar servida nas escolas e creches municipais de Três Barras é balanceada e de qualidade.

Tendo como premissa a formação de hábitos alimentares saudáveis e que contribuam no crescimento, desenvolvimento e no processo de aprendizagem dos alunos, as nutricionistas Letícia Regina Corrêa e Suelin Müller Ferreira atuam na elaboração de cardápios diversificados para cada faixa etária.

Na opinião do secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, o rendimento escolar está diretamente ligado à qualidade da alimentação oferecida durante a permanência dos estudantes nas escolas. “Crianças bem alimentadas são mais felizes, satisfeitas e estimuladas a estudar com mais afinco e dedicação”, garante.

São servidas diariamente quase 6 mil refeições nas unidades escolares da cidade e do interior. Só às 975 crianças da educação infantil são pouco mais de 4 mil, entre desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Quem permanece em período integral, na creche, recebe cinco refeições”, informa o secretário.

O cardápio para as escolas de ensino fundamental beneficia 1.881 alunos, com lanches servidos no recreio dos períodos matutino e vespertino e jantar para os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que conta com polos funcionando à noite nas escolas municipais Guita Federmann e João Pacheco de Miranda Lima (Caic).

Outros 100 almoços também são servidos todos os dias aos participantes de projetos do contraturno e que precisam permanecer nas escolas em período integral.

Umas das preocupações do Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte é com o preparo dos alimentos.

Foi pensando na capacitação das profissionais responsáveis pelo recebimento, manipulação e na preparação da merenda, é que foi realizado curso de três horas de duração a todas as merendeiras durante o recesso escolar.

Ministrada por uma acadêmica do curso de Nutrição, a qualificação abordou temas como normas de manipulação, procedimentos de higiene e segurança alimentar.

Responsável por supervisionar as reuniões da capacitação, a nutricionista Letícia informa que todas as unidades escolares passam a contar, agora, com o Relatório Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentos. “Trata-se do Procedimento Operacional Padronizado (POP), documento que ficará disponível para a consulta das profissionais, tendo em vista que o mesmo contém todos os assuntos abordados no curso”, explica.

ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNOS/ REFEIÇÕES DIÁRIAS