Quase 6 mil refeições são servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino

Adequada para atender as necessidades nutricionais de mais de 2,8 mil estudantes, a merenda escolar servida nas escolas e creches municipais de Três Barras é balanceada e de qualidade.

Tendo como premissa a formação de hábitos alimentares saudáveis e que contribuam no crescimento, desenvolvimento e no processo de aprendizagem dos alunos, as nutricionistas Letícia Regina Corrêa e Suelin Müller Ferreira atuam na elaboração de cardápios diversificados para cada faixa etária.

Na opinião do secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, o rendimento escolar está diretamente ligado à qualidade da alimentação oferecida durante a permanência dos estudantes nas escolas. “Crianças bem alimentadas são mais felizes, satisfeitas e estimuladas a estudar com mais afinco e dedicação”, garante.

São servidas diariamente quase 6 mil refeições nas unidades escolares da cidade e do interior. Só às 975 crianças da educação infantil são pouco mais de 4 mil, entre desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Quem permanece em período integral, na creche, recebe cinco refeições”, informa o secretário.

O cardápio para as escolas de ensino fundamental beneficia 1.881 alunos, com lanches servidos no recreio dos períodos matutino e vespertino e jantar para os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que conta com polos funcionando à noite nas escolas municipais Guita Federmann e João Pacheco de Miranda Lima (Caic).

Outros 100 almoços também são servidos todos os dias aos participantes de projetos do contraturno e que precisam permanecer nas escolas em período integral.

Umas das preocupações do Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte é com o preparo dos alimentos.

Foi pensando na capacitação das profissionais responsáveis pelo recebimento, manipulação e na preparação da merenda, é que foi realizado curso de três horas de duração a todas as merendeiras durante o recesso escolar.

Ministrada por uma acadêmica do curso de Nutrição, a qualificação abordou temas como normas de manipulação, procedimentos de higiene e segurança alimentar.

Responsável por supervisionar as reuniões da capacitação, a nutricionista Letícia informa que todas as unidades escolares passam a contar, agora, com o Relatório Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentos. “Trata-se do Procedimento Operacional Padronizado (POP), documento que ficará disponível para a consulta das profissionais, tendo em vista que o mesmo contém todos os assuntos abordados no curso”, explica.

 

 ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

 

ALUNOS/ REFEIÇÕES DIÁRIAS

ANOS INICIAIS – 1° ao 5°

968

ANOS FINAIS – 6° ao 9°

803

CEJA POLO GUITA FEDERMANN

80

CEJA POLO JOÃO P. MIRANDA LIMA

30

PROJETOS DO CONTRATURNO

100

 

 

CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

CRIANÇAS

REFEIÇÕES DIÁRIAS

PERÍODO INTEGRAL

636

3.180

PERÍODO MATUTINO

111

333

PERÍODO VESPERTINO

248

496

 

 

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