Rede retoma encontros mensais com beneficiários de programas sociais em Três Barras

Os encontros mensais da Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente retornaram nesta semana, com duas atividades voltadas aos beneficiários de programas sociais em Três Barras, como o Sacolão e o Bolsa Família.

A primeira ação do ano, realizada na quinta-feira (07), teve a participação da equipe da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, que repassou informações sobre os diferentes serviços oferecidos pela pasta, por meio de seus órgãos e setores.

Servidores da equipe administrativa da secretaria, assim como dos postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine), Identificação (RG), e da Junta de Serviço Militar (JSM); do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do serviço de Proteção Especial Social (PSE) fizeram breves explanações inerentes ao acesso e funcionamento dos atendimentos.

Pela manhã o evento reuniu, no anfiteatro Vereador Milton Miguel, os beneficiários residentes no distrito de São Cristóvão.  Durante a abertura, a secretária de Assistência Social Cleide Alberti Gonçalves falou especificamente sobre a atuação do Cras. Segundo ela, a abordagem preventiva a indivíduos em vulnerabilidade social, decorrentes da pobreza ou de qualquer outro tipo de fragilização, é uma das responsabilidades da unidade local. “O Cras é a porta de entrada na assistência social”, acrescentou.

Diretora da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), Miguelina Karvat também participou de um bate papo com o público, dando ênfase a importância dos estudos na formação de cidadãos para a vida. Pediu especialmente aos pais, familiares e amigos que incentivem as crianças e adolescentes a permanecerem na escola durante todo o ano letivo. “A evasão escolar tem nos preocupado muito”, disse.

À tarde a reunião foi no auditório das secretarias de Saúde e Educação, mas para os beneficiários que residem na região central, bairros e interior.

A assistente social Valdolina de Jesus Schmidt lembrou que a iniciativa da Rede tem o objetivo de tratar de assuntos relacionados à saúde, prevenção às drogas, fortalecimento de vínculos, além do empoderamento e convivência familiar. “A recepção e a participação das pessoas, no ano passado, superaram todas as nossas expectativas. E os trabalhos deste ano foram retomados com ótimo público”, destacou.

A Rede é formada por profissionais e técnicos ligados às secretarias municipais Assistência Social, Educação e Saúde, e também a instituições como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Assim como em 2018, a ideia é a cada encontro convidar um profissional das mais diversas áreas para palestrar.