SALA DO EMPREENDEDOR DE TRÊS BARRAS REALIZA 53 ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS EM ABRIL

Desde sua instalação, em 2018, a Sala do Empreendedor tem sido de suma importância para a efetivação de políticas públicas voltadas para o microempreendedor individual (MEI). No último mês de abril foram realizados 53 atendimentos personalizados que incluíram os serviços de emissões de nota fiscal eletrônica, emissões de guias de contribuição mensal e declaração anual das receitar para a União. Além disso, a Sala do Empreendedor tem feito divulgação e busca ativa para que os MEIs não percam o prazo (31/05) para a entrega de sua declaração anual.

Em parceria com o Sebrae/SC também estão sendo oferecidas consultorias financeiras para os MEIs com o objetivo de fazer uma análise do empreendimento e identificação das eventuais necessidades de melhorias a serem implementadas visando o crescimento e desenvolvimento do negócio. “O objetivo é oferecer todas as ferramentas para que os microempreendedores possam se desenvolver e, consequentemente, ocorra o desenvolvimento da economia local”, frisa o gerente da Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Junior

“Destacamos também que, além do atendimento individualizado para os MEIs, a Sala do Empreendedor tem sido referência para outros órgãos públicos poderem se capacitar e atender os microempreendedores através dos processos de desburocratização, compras diretas, licitação, merenda escolar e demais políticas voltadas para o fortalecimento dos micro e pequenos empreendedores municipais”, esclarece a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Barras, Samira Mussi.

Instalada em março de 2018, a Sala do Empreendedor realizou trabalhos de consultoria empresarial, formação de jovens empreendedores (junto com a Secretaria Municipal de Educação), abertura de MEIs, formalização de negócios e serviços que estavam na informalidade, orientação para agricultura familiar, capacitação para funcionários facilitarem o processo de desburocratização, formalização de empresas, estímulo para compras do setor público por empresas locais.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/SC que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.