Saneamento básico: Diretor do Samasa protoloca pedido de recursos junto ao Funasa

Em Brasília, nesta semana, o diretor executivo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa), Ernani Wogeinaki, protocolou ofício junto ao Fundo Nacional de Saúde (Funasa) solicitando recursos para a implantação da rede de esgotamento sanitário no perímetro urbano de Três Barras.

O documento leva a assinatura do prefeito Luiz Shimoguiri. A execução total da obra está estimada em R$ 40 milhões. O projeto já foi aprovado pelo Governo do Estado.

Ainda no Funasa o diretor recebeu a informação de que o município será contemplado com recursos visando à compra de um caminhão para a captação de lixo. A verba é proveniente do programa de Resíduos Sólidos Urbanos. Os vereadores Ernani Wogeinaki Júnior e João Francisco Canani, ambos do PSB, acompanharam a agenda.

Emendas

A comitiva também protocolou pedidos de emendas junto à bancada parlamentar catarinense no Congresso Nacional. Ao senador Paulo Bauer (PSDB) foi solicitado o valor de R$ 600 mil para as ampliações da rede de abastecimento de água e da estação de tratamento de água (ETA).

Documentos semelhantes foram entregues ao senador Dalirio Beber (PSDB) e aos deputados federais Cesar Souza (PSD) e João Rodrigues (PSD).

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) e o deputado federal João Paulo Kleinubing (PSD) receberam pedidos de recursos na ordem de R$ 400 mil visando à aquisição de uma retroescavadeira, para auxiliar nos serviços de conservação e manutenção realizados pelo Samasa na rede de abastecimento de água.

O vice-prefeito Gilson Nagano (PSD), o vereador Edenilson Gabigás (PSD) e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi participaram da visita a Kleinubing e avalizaram o pedido.

Recursos confirmados

O diretor classificou como positiva a agenda e celebrou a confirmação de recursos para área de saúde. O Hospital Felix da Costa Gomes será contemplado com emenda impositiva de R$ 150 mil, direcionada pela deputada federal Geovânia de Sá e mais R$ 100 mil através do deputado federal César Souza.

O senador Dalírio Beber anunciou a liberação de outros R$ 100 mil para a manutenção dos serviços públicos de saúde.