Saúde de Três Barras abre inscrições para encontros do programa municipal antitabagismo

Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos do cigarro e também auxiliar os fumantes que querem largar o vício é que a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, retomará o programa municipal Antitabagismo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas unidades básicas de saúde de referência dos munícipes a partir desta segunda-feira, 29.

Serão ofertados dois grupos terapêuticos: um na UBS Leocádio Ribeiro, no centro de Três Barras, que terá encontros às terças-feiras pela manhã, a partir do dia 06 de junho; e outro grupo terá reuniões às quintas-feiras, também pela manhã, mas na UBS Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, a partir do dia 08 de junho.

As atividades serão acompanhadas por equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, psicóloga e médico.

Como funciona?

O programa consiste na realização de quatro encontros, um por semana, sendo o primeiro deles com duas horas de duração e os demais com uma hora.

Além das atividades em grupo, os fumantes também terão atendimento individual com o profissional médico, que irá avaliar a necessidade de prescrição de medicação ou adesivos e gomas de nicotina para aliviar os sintomas de abstinência do cigarro.

Por se tratar de um programa contínuo, novas turmas serão abertas tão logo terminem as séries de quatro reuniões.

A secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, lembra que ao se livrar do cigarro, a pessoa corre menos riscos de desenvolver diferentes tipos de câncer, de ter doenças respiratórias e cardiovasculares, de se tornar impotente sexual (no caso de homens) e infértil (no caso de mulheres), e de sofrer outros malefícios causados à saúde.

“A fumaça do cigarro contem mais de 4.700 substâncias tóxicas. O vício só traz prejuízos à saúde. Por isso, deixá-lo é um ato de amor próprio. Pessoas que fumaram por anos conseguiram e hoje levam outra vida. Muitas delas, aqui no município, participaram do programa em anos anteriores e são prova de que força de vontade, aliada ao acompanhamento por profissionais, são o caminho ideal para se ter o resultado tão sonhado”, frisou.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrado em 31 de maio com o objetivo de alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao cigarro.

Segundo dados da OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos. O cultivo e produção do tabaco causam danos ecológicos globais, mudanças climáticas de longo prazo e desempenham um papel crucial na determinação do futuro da agricultura e da segurança alimentar. O fumo é, atualmente, cultivado em mais 125 países no mundo como cultura comercial, em uma área estimada de 4 milhões de hectares.