Saúde de Três Barras inova ao ofertar teleconsulta para atendimentos de rotina de puericultura

A secretaria de Saúde de Três Barras é novamente destaque regional e sai na frente ao oferecer, neste período de pandemia da covid-19, serviço de teleconsulta para os atendimentos de rotina de puericultura, que é uma subespecialidade da pediatria responsável por acompanhar o processo de desenvolvimento infantil.

Por pertencer ao grupo de risco, a médica pediatra Fernanda M.R. Nagima está impossibilitada de fazer o atendimento presencial nas unidades básicas de saúde. Por esse motivo, o serviço passou a ser online e voltado apenas aos bebês menores de seis meses, neste primeiro momento.

De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, a teleconsulta foi a opção temporária encontrada para não deixar as crianças sem acompanhamento. “As consultas de rotina estavam paradas desde abril e vimos nessa nova forma de atendimento, que tem sido muito difundido principalmente nos meios particulares, uma maneira de trabalhar a medicina preventiva neste público”, analisou.

Os agendamentos são realizados pelas equipes de cinco unidades básicas de saúde (UBS): Venceslau Cardoso (Posto Azul), Ailton Mendes (Posto Amarelo) e Dr. Mário Mussi no distrito de São Cristóvão; Leocádio Ribeiro, na região central; e Pedro Toporoski (Posto Rosa), no bairro Vila Nova.

A enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski, que também está afastada por pertencer ao grupo de risco, está dando suporte aos agendamentos e fazendo a digitalização das teleconsultas.

Em horário agendado, os pais levam a criança a UBS para verificação de peso, estatura, perímetro cefálico e dados vitais. Essas informações são repassadas pela equipe de enfermagem à pediatra pouco antes do início da consulta online. Os pais com o bebê ficam na sala de pediatria, onde está o computador, enquanto a médica em outro ambiente fora da UBS.

A pediatra lembra que boa parte da consulta de puericultura se baseia em tirar as dúvidas das mães referentes aos primeiros meses com o novo bebê em casa. “São informações sobre amamentação, esclarecimentos sobre cólicas, vômitos dos recém-nascidos, sono, períodos de choro, dentição, introdução alimentar, entre outras tantas dúvidas frequentes entre as mães”, observou.

Crianças com doenças agudas, com quadro de febre, por exemplo, não serão avaliadas por esse meio. A orientação, nesses casos, é que os pais busquem atendimento presencial nas próprias UBS, Pronto Atendimento 24 horas ou Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal.