Sebrae apresenta informações do programa Cidade Empreendedora

Planejar o desenvolvimento econômico a partir de um diagnóstico contendo as potencialidades e as carências do município e fomentar o empreendedorismo por meio de treinamentos, oficinas, consultorias e palestras são os principais objetivos do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae em cidades de todo o país e que em breve também será desenvolvido em Três Barras.

Informações relativas ao convênio firmado entre prefeitura e a entidade foram repassadas a secretários municipais, vereadores e servidores municipais durante reunião na tarde de quinta-feira, 27, no auditório da secretaria de Educação. O governo do município fará o lançamento oficial do programa em data ainda a ser divulgada.

O evento teve a participação do coordenador regional norte do Sebrae, Luiz Carlos da Silva e de Cristiano Pedrolli de Ramos, um dos 23 consultores envolvidos no desenvolvimento do projeto que entre diversas ações, engloba atendimentos voltados à administração municipal e suas secretarias para a melhoria da eficiência dos serviços, micros e pequenos empresários e futuros potenciais empreendedores.

Soluções

Quem pretender melhorar a gestão e a competitividade de seus negócios poderá buscar consultoria e acompanhamento técnico junto a Sala do Empreendedor. O espaço também auxiliará os empresários na desburocratização, visando simplificar processos e facilitar o surgimento e a formalização de novos empreendimentos. A participação não será cobrada, sendo custeada pela prefeitura.

O programa ainda contemplará crianças e adolescentes, com duas frentes a serem desenvolvidas em parceria com a secretaria de Educação. O projeto Jovens Empreendedores será aplicado junto aos estudantes do ensino fundamental, enquanto o Crescendo e Aprendendo reunirá alunos com idade igual ou maior de 16 anos. Em ambos os casos o Sebrae levará conceitos de empreendedorismo, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado.

Prefeito Luiz Shimoguiri acredita no sucesso do programa pelo fato de o Sebrae ser uma entidade reconhecida internacionalmente e por contar com profissionais capacitados. “Será um aprendizado para todos nós”, frisou, ao pedir o engajamento da equipe de governo no projeto que terá dois anos de duração.

O Cidade Empreendedora envolve 34 ações em 11 eixos. O Sebrae custeará cerca de 70% do programa, enquanto a prefeitura investirá os outros 30%. O convênio foi autorizado pela Câmara Municipal de Três Barras.