Secretaria de Saúde finaliza campanha Novembro Azul

Foi positiva a adesão do público masculino durante as atividades da campanha Novembro Azul, promovida pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde.

Apesar de o foco ter sido a prevenção do câncer de próstata, a programação também contou com diversos tipos de serviços em saúde, além de orientações e palestras voltadas aos homens.

O interior recebeu ações nos dias 05, 07 e 13 de novembro, respectivamente nas localidades da Campininha, Km 06/Barra Grande e São João dos Cavalheiros.

A unidade básica de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão, por exemplo, recebeu 89 homens durante a atividade especial no dia 21 de novembro, uma quarta-feira. Foram 65 homens realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C (total de 260 procedimentos), 35 atendimentos médicos com pedidos de exames de PSA e 56 aferições da pressão arterial, além de 40 cortes de cabelos, oferecidos gratuitamente por cabeleireiros voluntários.

Sorteio de brindes doados pelo comércio local, apresentação cultural e mostra de trabalhos confeccionados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Viva Bem também marcaram a programação na unidade.

Outra unidade de saúde que teve atividades no dia 21 de novembro foi o José Sawinski (Posto Verde), no bairro João Paulo II. A unidade de saúde Venceslau Cardoso (Posto Azul), no São Cristóvão, recebeu o público masculino no dia 23 de novembro, enquanto a unidade Dr. Mário Mussi promoveu suas ações no dia 24 de novembro, um sábado, das 09h às 16h, oferecendo também avaliações odontológicas e com fonoaudióloga.

A unidade de saúde Pedro Toporoski (Posto Rosa), no bairro Vila Nova, ofereceu serviços aos homens durante todo o mês de novembro, juntamente aos atendimentos prestados aos demais pacientes. 

Para a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, o sucesso da mobilização demonstra que a população masculina está mais consciente e preocupada em fazer o acompanhamento de sua saúde. “A prevenção e o diagnóstico precoce é sempre a melhor solução”, disse.

 

 

Rolar para cima