Semana Mundial de Amamentação será celebrada com palestras para gestantes de Três Barras

Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde como estratégia de mobilização social para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno, a Semana Mundial de Amamentação será celebrada, em Três Barras, com a promoção de palestras e orientações às gestantes de todo o município.

Através de uma parceria firmada entre a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, e a Fundação Hospitalar de Três Barras, serão realizados dois encontros nesta semana, ambos no auditório da Maternidade.

Às 15h de quinta-feira, 10, os profissionais de saúde se reunirão com as mamães residentes no centro, bairros e interior. Já na sexta-feira, 11, também às 15h, o encontro será exclusivamente com as gestantes moradoras do distrito de São Cristóvão. Fora as palestras que abordarão temas que incentivam a amamentação e o parto humanizado, ainda serão apresentadas as dependências da Maternidade. Nos dois dias haverá o sorteio de brindes e será servido lanche.

Para a secretária de Saúde, enfermeira Raquel Cunher Vieira, a mobilização contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, trazendo melhoras na saúde da população infantil e materna. “O aleitamento materno é fundamental para a saúde da mãe e do bebê e traz benefícios à sociedade”, garante.

De acordo com o Ministério da Saúde, 41% das mães no Brasil amamentam seus filhos até os seis meses de vida, dobro do índice registrado nos Estados Unidos, Reino Unido e China. A Semana Mundial de Amamentação é comemorada desde 1992, entre os dias 1° e 7 de agosto, fato esse que faz com que o mês seja conhecido como Agosto Dourado.

Rolar para cima