Semana Mundial do Aleitamento Materno é finalizada com nova palestra a gestantes a lactantes

Enfermeira Daniela Alberti Gonçalves foi quem palestrou às gestantes e lactantes.
A programação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno em Três Barras foi encerrada na tarde de quarta-feira (08) com nova palestra, dessa vez para as gestantes e lactantes residentes na sede do município e interior.
A valorização do aleitamento materno como o primeiro e único alimento que o bebê precisa até os seis meses de idade pautou grande parte da atividade desenvolvida pela enfermeira Daniela Alberti Gonçalves, durante o encontro realizado no auditório das secretarias de Saúde e Educação.
Na palestra, a profissional da Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB) abordou, por exemplo, fatores que influenciam no sucesso da amamentação, tais como a alimentação da lactante, a boa orientação da mãe e familiares sobre o ato de amamentar, o preparo das mamas no período pré-natal e os cuidados após o nascimento, o estado emocional da mãe e a questão hormonal.
Lactante, a enfermeira amamentou seu filho José Eduardo, de cinco meses, durante a palestra, demonstrando às participantes que além de estar prevista em Lei Nacional, a amamentação em público é um direito da mãe e da criança. “Não é constrangedor, é um ato natural e de amor”, frisou.
Houve a distribuição de lanche e de brindes às mamães no decorrer da atividade, como também o sorteio de um ensaio fotográfico oferecido gratuitamente por Rosângela Sasso e Moisés Gonçalves.
A palestra que fechou a programação foi a segunda promovida pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar de Três Barras (FHTB).
“Amamentação e seus benefícios” foi o tema central do encontro que reuniu gestantes e lactantes na semana passada, no distrito de São Cristóvão.
Na ocasião, a enfermeira e palestrante Simone Voigt Kovalski também falou sobre os cuidados com as mamas e a importância da mamãe amamentar obedecendo à vontade do bebê, deu dicas de como fazer a amamentação e orientou as mulheres a fazerem o preventivo com frequência, tendo em vista que o exame é realizado gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.
Mamaço
Ao afirmar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, reduzindo inclusive o risco de muitas doenças, a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, lembra que as comemorações da campanha nacional Agosto Dourado prosseguem na próxima semana com o “1° Mamaço” da Fundação Hospitalar de Três Barras, em parceria com o Governo do Município.
A ação está agendada para as 15h do dia 15 de agosto, uma quarta-feira, na praça em frente ao hospital. O evento é aberto a gestantes, lactantes e a mães que apresentam dificuldades em amamentar. Está previsto um bate-papo e troca de experiências entre as participantes e a equipe multidisciplinar da maternidade. Haverá lanche e sorteio de brindes.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais