Shimoguiri anuncia novos itens ao Sacolão, programa de reforma habitacional e gratificação natalina aos servidores

O Governo de Três Barras promete ampliar os investimentos em programas sociais, no próximo ano, a fim de contemplar ainda mais famílias de baixa renda do município.

A informação partiu do prefeito Luiz Shimoguiri, durante reunião com os vereadores na manhã dessa segunda-feira (19), na prefeitura.

Com a reestruturação prevista para o programa Sacolão, carne suína e de frango serão incluídas às cestas básicas distribuídas mensalmente. A ideia é disponibilizar os novos itens já no primeiro trimestre de 2019, além de aumentar o número de famílias beneficiadas. “Pode chegar a até mil contemplados, desde que obedeçam às novas exigências que serão estabelecidas”, garante o prefeito.

Outra novidade será o programa de melhoria habitacional destinado às famílias e pessoas carentes, que será criado nos mesmos moldes do cartão reforma do Governo Federal. De acordo com Shimoguiri, a intenção do município é investir até R$ 2.750,00 por residência, sendo que o beneficiário deverá aplicar o valor na construção de banheiro e na recuperação parcial de suas casas.

O Executivo Municipal encaminhará projeto de lei, à Câmara, informando os critérios de adesão ao programa e solicitando o aval dos vereadores para sua implementação.

Outra pauta da reunião foi a intenção da prefeitura em adquirir uma área de 72 mil metros quadrados situada na localidade conhecida como Vila 3, para a implantação de projetos habitacionais e outras obras de interesse público. A matéria, que versa sobre o assunto, já foi encaminhada para a análise dos vereadores.

No encontro, o prefeito ainda informou os vereadores sobre o encaminhamento de outros dois projetos de lei de origem do Executivo. Num deles pedirá autorização do Legislativo Municipal para que a prefeitura possa pagar gratificação natalina aos servidores públicos municipais no mês de dezembro.

Em outra matéria, o município solicitará o aval da Câmara para que a Mili SA possa realizar obras de reconstrução da via municipal no trajeto entre a rotatória da SC-303 e a guarita de acesso às dependências da própria empresa.

A obra, que será custeada em sua totalidade pela empresa, consiste na remoção do asfalto existente, rebaixamento do leito da via e nova pavimentação em concreto, a fim de nivelar de forma única a estrada e as áreas que estão sendo terraplanadas para receber novos barracões, máquinas e os veículos transportadores da produção. “É uma ação de interesse público em razão do contínuo processo de expansão que a Mili vem realizando nos últimos anos”, observa o prefeito.