Shimoguiri reúne diretores para pedir a participação da comunidade nas escolas

O apoio familiar e a integração da comunidade às atividades desenvolvidas no ambiente escolar são, para o prefeito Luiz Shimoguiri, importantes pilares na formação das crianças e adolescentes.

Foi para defender o seu ponto de vista que na manhã desta quarta-feira, 09, ele se reuniu com os diretores das unidades escolares da rede municipal de ensino. “A escola tem que estar a serviço da comunidade”, frisou aos participantes.

Para o prefeito, a abertura das escolas aos familiares dos estudantes e às pessoas das comunidades em que estão inseridas faz com que os próprios alunos se sintam valorizados, contribuindo, assim, para que se tornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e integrados à vida social da cidade.

Ficará a critério da direção e dos professores de cada unidade a definição sobre quais atividades serão desenvolvidas. “Mas é fundamental que seja considerada a realidade e a necessidade de cada localidade”, explicou o prefeito, ao receber o respaldo dos diretores.

A reunião foi acompanhada pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, e pela assessora da pasta, professora Mona Dequech Denk.

Pauta

Atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo e a programação para os próximos meses também estiveram na pauta da reunião.

Na oportunidade, o prefeito falou da preocupação do governo municipal em melhorar a qualidade da educação, tendo em vista que no ano de 2015 as escolas da rede municipal não atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Conforme explanou Shimoguiri, é preciso que todos somem esforços para que, na próxima avaliação, o município melhore seu desempenho. “Todos devem fazer sua parte. O poder público municipal promovendo ações e investimentos para a melhoria das escolas e a valorização dos profissionais da educação, como também, professores e diretores afinados e motivados para juntos fazerem as transformações necessárias”, afirmou.