“Situação é de atenção”: escassez de chuva poderá afetar moradores do perímetro urbano de Três Barras

Assim como já vem acontecendo no interior, os moradores do perímetro urbano de Três Barras também poderão ser afetados pela escassez de chuva, em breve.  “A situação é de atenção”, frisa a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, ao solicitar que a população evite atividades que desperdicem água, como lavar calçadas e veículos.

O município declarou situação de emergência na última sexta-feira (08), em razão da grave crise hídrica constatada em localidades como São João dos Cavalheiros e Campininha.

Desde o dia 30 de janeiro, um caminhão pipa tem levado água potável a famílias das duas comunidades quase que diariamente. Até o momento foram fornecidos 120 mil litros de água.

Os baixos índices pluviométricos registrados em Três Barras e Canoinhas, nos últimos dois meses, além da pouca previsão de chuva para os próximos dias, colocaram a Defesa Civil Regional em alerta.

Tanto que na tarde de terça-feira (12), a coordenação do órgão se reuniu com membros do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para discutir os problemas ocasionados pela estiagem nos dois municípios.

Na ocasião, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa) e a Casan – que abastece o distrito de São Cristóvão – apresentaram um diagnóstico atual da situação.

Os rios onde são feitas a captação de água para tratamento e distribuição estão com níveis muito baixos, conforme explicaram representantes dos dois órgãos: o Rio Canoinhas está medindo 1,45 metro, enquanto o Rio Negro está com 1,10 metro de água.

A captação de água será possível no Rio Negro até o nível de 80 centímetros, tendo em vista que o Samasa possui uma balsa para realizar o serviço. Já a situação do Rio Canoinhas é de alerta, conforme a Epagri.

A reunião no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Canoinhas, teve a participação de representantes das Polícias Militar, Ambiental e Civil; do Corpo de Bombeiros; Gerência Escolar do Governo; Instituto do Meio Ambiente (IMA); Ministério Público; Coordenadorias Municipais da Defesa Civil de Canoinhas e Três Barras e Defesa Civil Regional; e da Epagri.

Os níveis dos rios continuarão sendo monitorados. Caso a situação se agrave nos próximos dias, o Grac voltará a se reunir para, então, colocar em prática ações emergenciais visando combater um possível desabastecimento de água na cidade.