TRÊS BARRAS INVESTE EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A prefeitura de Três Barras está apostando na educação empreendedora para estimular o empreendedorismo entre crianças e adolescentes e contribuir para o desenvolvimento local. A Educação Empreendedora é um eixo de base do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido por meio de parceria entre o Sebrae/SC e a prefeitura municipal. Neste eixo, o município tem à sua disposição um conjunto de soluções digitais como oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores. Três Barras contratou seis oficinas, que compreendem diversos aspectos do empreendedorismo.

Para o Gerente Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Júnior, a educação empreendedora contribui para o desenvolvimento do município e muda a forma de pensar o empreendedorismo. “Preparar as crianças e adolescentes para empreender é a garantia de um futuro mais próspero para os negócios do município. É uma mudança de cultura”, diz.

Oficinas

Com temas abordados de forma leve, as oficinas contratadas pelo município de Três Barras, falam dos conceitos principais ligados ao empreendedorismo. Seguem as oficinas e seus objetivos:

Viagem ao mundo do empreendedorismo: Apresentar os principais conceitos referentes ao universo do empreendedorismo e conhecer atitudes empreendedoras por meio de atividades que relacionem teoria e prática.

Laboratório de Ideias: Apresentar a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de solução para problemas.

Projeto de vida! Você tem um?: Apresentar a importância da gestão do tempo e da construção de um projeto de vida.

Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro: Abordar as possibilidades de atuação, tanto pessoal quanto profissional, no contexto da atual sociedade digital e identificar novas profissões que surgem para atender as demandas de empregabilidade do presente e do futuro.

Relações Humanas – Por que isto é importante?: Abordar a importância das relações humanas no contexto da família, dos amigos, da escola, do trabalho, ou seja, em qualquer situação do dia a dia, sempre pautadas pela ética e pela integridade.

Comunicação e Marketing: Apresentar a importância de diversos aspectos da comunicação e do marketing, tanto no contexto pessoal quanto no profissional. Estimular a criatividade dos participantes na construção do seu Plano de Marketing Pessoal.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com o Governo de Três Barras, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.