TRÊS BARRAS INVESTE EM ESTUDO SOCIOAMBIENTAL VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) através do Programa Cidade Empreendedora, o Governo de Três Barras por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está iniciando um estudo socioambiental do município com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e territoriais. A solução “Planejamento ambiental e políticas públicas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável” está sendo conduzida pelas consultoras do Sebrae/SC, Jaqueline Isabel de Souza e Thays Saretta Sulzbach.

A ação tem diversas etapas previstas: primeiro, o plano de trabalho, que consiste no mapeamento de stakeholders (partes interessadas e que serão impactadas) e de planos de políticas existentes; depois será feito o mapeamento de base de dados necessário, elaboração e complementação dos dados, elaboração de minuta de checklist para revisão no planejamento. Posteriormente, vem a validação junto aos gestores municipais. O objetivo é chegar a políticas públicas que incentivem o crescimento econômico sem negligenciar os cuidados com o meio ambiente.

A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, uma iniciativa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. “O Cidade Empreendedora traz ferramentas importantes que auxiliam os gestores a identificar demandas e potencialidades do município, focando no desenvolvimento econômico”, comenta o gerente regional do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Júnior.