TRÊS BARRAS REALIZA SEMINÁRIO ESCOLAR ALUSIVO A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM COLÉGIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Aconteceu durante este mês o 1º Seminário Escolar, em Três Barras. O tema principal foi desenvolvido acerca da Campanha Setembro Amarelo. Com a temática referente à Síndrome Normal da Adolescência, as atividades foram realizadas com os estudantes de todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

 

O intuito deste Seminário foi desmistificar as fases da adolescência e tratar de forma clara e objetiva cada fase e reação. Durante cada contexto a Psicóloga do município, Renate Jéssica Lins Krzesinski, apresentava aos alunos exemplos da vivência familiar e principalmente da descoberta de cada um deles nestas determinadas fases.

 

Além da Síndrome Normal da Adolescência, o Seminário abordou o bullying, partindo de duas realidades: o aluno na condição de agressor e vítima. Foi trabalhado o efeito do uso de drogas, abuso sexual, Jogos e redes sociais, Ansiedade X Depressão, questões hormonais entre outros conflitos da fase vivenciada.

 

Vale ressaltar que o Seminário foi dividido em 15 períodos e teve uma duração de 3 horas cada um, atingindo 800 alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento em si foi marcado por risos, choro, preocupação e principalmente por esclarecimento dos fatores da vida humana. Os alunos participantes elaboraram propostas de esporte e laser, entendendo assim a fuga necessária para descontração diária.

 

A Psicóloga e Palestrante, Renate Jéssica Lins Krzesinski, frisa o quanto foi importante este Seminário, as perguntas, a própria interação e principalmente os depoimentos dos adolescentes marcaram esse processo, “hoje com a tecnologia e esse positivismo extremo da mídia, o jovem não se permite ficar “normal” nem feliz, nem triste, a busca por serem bons e felizes frustra e faz com que eles se sintam um incômodo no mundo,  e dar esse espaço e essa oportunidade de troca de experiência já nos auxilia nessa mudança de mundo” explica a Psicóloga.

 

O objetivo principal do Seminário é reduzir o nível de automutilação e tentativa de suicídio entre os jovens, também trabalhar os conflitos familiares e favorecer a vida. Esta ação teve a iniciativa do Governo de Três Barras e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Rolar para cima