Três Barras elenca prioridades e elege delegados durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O município de Três Barras definiu suas propostas visando o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental durante a realização de sua 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

O evento aconteceu na última sexta-feira, 08, no Reco Eventos, e reuniu profissionais da área de saúde, usuários dos serviços de saúde mental e, ainda, representantes de entidades e do poder público municipal.

Reflexões em torno da temática “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” nortearam as discussões.

Grupos de trabalho promoveram debates, tendo como base quatro eixos temáticos e 19 sub eixos. Além de elencar as prioridades a serem aplicadas em nível local e estadual, a plenária também definiu os quatro delegados titulares e os três suplentes que irão representar o município na etapa Macrorregional de Saúde Planalto Norte/Nordeste, que acontece em Joinville nos dias 21 e 22 junho, e também para a Conferência Estadual, agendada para Florianópolis nos dias 29 e 30 de junho.

Na abertura do evento, a coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Viva Bem, enfermeira Maria Emília Jubanski, classificou a conferência como um marco de construção coletiva.

“Por se tratar de um momento de reflexão, análise, crítica, de reforço das iniciativas acertadas, correção de rumos e adequações de estratégias, é preciso também falar sobre os problemas existentes e que devemos enfrentar”, observou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeira Luciane Tizzato Weinfurter, falou que “o que nos une aqui, hoje, é o compromisso social de fazermos avançar o serviço de saúde mental no nosso município, estado e país”.

Em sua fala, Luciane ainda lembrou que a Fundação Hospitalar de Três Barras conta com uma ala psiquiátrica desde 2019, quando foi habilitada pelo Ministério da Saúde.

“Por realizarmos um trabalho pautado na humanização, recebemos pacientes encaminhados de diversas regiões do Estado”, destacou.

Já a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, fez uma reflexão acerca do serviço de saúde mental em nível de país que, ao seu ver, é deficitário por falta de capacidade instalada e financiamento irrisório.

“Se faz necessário investimentos públicos e privados em medidas de prevenção e conscientização. Isso para que, um grau relativamente leve do problema não evolua para grave, levando a pessoa à internação e privação do convívio social”, justificou.

A secretária, no entanto, fez questão de enaltecer os serviços ofertados pelo município aos pacientes de saúde mental.

“Três Barras possui um CAPS adulto, que atende mais de 600 pacientes mês. Porém, a nossa demanda é muito maior. Não há só adultos, mas também crianças e adolescentes que necessitam destes atendimentos. Precisamos receber um olhar diferenciado dos Governos Estadual e Federal para que possamos habilitar mais serviços também para estes públicos”, finalizou.

Médico Psiquiatra na Fundação Hospitalar de Três Barras, com atuação também na Unochapecó, Hospital São Sebastião e Apae de Canoinhas, Lucas Prust palestrou sobre os temas que nortearam a realização do evento.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental foi uma realização da Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, e teve o apoio da coordenação e usuários do CAPS Viva Bem, que auxiliaram na organização e na decoração do ambiente com peças produzidas pelos próprios pacientes.

Delegados titulares:

– Jaíra Casa (representante dos usuários)

– Cristiane Lemes (representante dos usuários)

– Maria Emília Jubanski (representante dos profissionais de saúde)

– Bruna Najla (representante dos segmentos governos e prestadores de serviços)

Delegados suplentes:

– Silvana Aparecida Kurcheski (representante dos usuários)

– Renate Krzesinski (representante dos profissionais de saúde)

– André Carvalho (representante dos segmentos de governos e prestadores de serviços)