Três Barras fecha campanha com 113,61% de cobertura vacinal contra a Pólio e Sarampo

Primeiro município da região a atingir e superar a meta de 95% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, Três Barras contabiliza números alentadores com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Até a manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, o município havia vacinado 1.386 crianças de 12 meses a menores de 5 anos, o que significa uma cobertura de 113,61%.

A expectativa inicial, no entanto, era imunizar 1.220 crianças. “Apesar do término da campanha, ainda há procura pelas doses das vacinas nas unidades de saúde”, comenta a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

A profissional relaciona o sucesso da mobilização ao empenho das equipes de saúde durante todo o período de vacinação. Segundo ela, diversas ações foram feitas no sentido de conscientizar os pais sobre a importância de proteger os filhos contras essas doenças. “Fora o dia D, os postos de saúde também atenderam em horários diferenciados”, explica a enfermeira, ao ainda citar os dois pedágios onde foram entregues mais de 800 panfletos educativos e prestadas orientações a motoristas e pedestres na sede do município e no distrito de São Cristóvão.

Só no decorrer desta semana, por exemplo, as três unidades de saúde do São Cristóvão promoveram atividades de pesagem do público infantil, para também atualizar a caderneta vacinal dos pequenos. Durante essas ações, 95 crianças receberam as doses contra a Pólio e Sarampo.

A campanha teve o respaldo do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

CRIANÇAS VACINADAS