Três Barras já supera em 3% a meta de vacinação contra a gripe

Pelo segundo ano consecutivo, Três Barras é o primeiro município da região a atingir e superar a meta preconizada na vacinação contra a gripe.

Novo relatório divulgado pela secretaria municipal de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica na tarde de terça-feira (29) aponta uma cobertura de 93,03% do público prioritário, ou seja, 3% a mais do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Já foram aplicadas 3.573 doses da vacina. 1.492 pessoas com mais de 60 anos de idade foram imunizadas até o momento, o que equivale uma cobertura de 91,03%.

Na sequência vem o grupo das crianças de seis meses e menores de cinco anos com 1.144 doses aplicadas e uma cobertura vacinal de 83,63%.

Alguns grupos, inclusive, ultrapassaram a meta de 100% de cobertura, como são os casos dos professores, com 321 imunizados (152,86%); os trabalhadores da saúde, com 390 doses aplicadas (110,48%); e as puérperas, com 50 vacinadas (138,89%).

A imunização das gestantes está em 79,64% de cobertura, com 176 mulheres vacinadas. Porém, a Vigilância Epidemiológica acredita que muitas delas já tiveram bebê e foram imunizadas como puérperas. A secretaria municipal de Saúde, inclusive, já comunicou oficialmente a situação ao Estado.

Responsável pelo setor de imunizações, a enfermeira Kátia Reis credencia a conquista ao empenho e trabalho das equipes de saúde. “Seja nas unidades de saúde ou nas buscas ativas por todo o município, é importante destacar a dedicação de nossos profissionais no sentido de bem atender a população e promover a prevenção”, observou.

Em razão das dificuldades de mobilidade enfrentadas pela população nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) em Santa Catarina até o dia 08 de junho.

Segundo dados da Dive, a cobertura vacinal dos grupos prioritários no Estado é de 72,88%, com 1.005.681 doses aplicadas até às 14h20 de terça-feira (29).