Três Barras lança mutirão que vai garantir dois mil exames de mamografia e preventivo

A promoção da saúde e as ações de prevenção ganham importante reforço com o mutirão de exames de mamografia e preventivo que já estão sendo realizados na Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, instalada em frente ao anfiteatro Vereador Milton Miguel, em Três Barras.

Parceria entre o Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas) vai garantir dois mil exames gratuitos às tresbarrenses.

Serão mil mamografias às mulheres com faixa etária entre 50 a 69 anos e outros mil preventivos (papanicolau) para quem tiver, prioritariamente, 25 a 64 anos de idade. O programa foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (11).

Os exames estão sendo feitos por uma técnica de radiologia e duas enfermeiras, todas profissionais do Sesc. Os atendimentos se estenderão por 60 dias, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Na cerimônia, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira pediu para que as lideranças presentes ajudassem a divulgar o mutirão nas comunidades. “É importante que as mulheres não percam esta oportunidade de cuidar da sua saúde”, enfatizou.

Prefeito Luiz Shimoguiri destacou a relevância da parceria por trazer serviços de saúde de qualidade ao público feminino e a custos mais acessíveis ao município. “É uma soma de esforços para que os resultados sejam os melhores possíveis”, frisou.

A mulher interessada em participar do projeto deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para, então, fazer o agendamento do procedimento. No ato deve estar portando as cópias da carteira de identidade e do CPF, além do comprovante de residência e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto também prevê cerca de dois mil atendimentos de educação em saúde às mais diversas faixas etárias.

A educadora em saúde, Marina Gonçalves Borges, representou a gerência do Sesc durante o cerimonial, que também teve a presença de Carlos Burigo, presidente do Sindilojas e vice-presidente da Fecomércio, além de autoridades municipais.

Estrutura

O caminhão da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher conta com consultório para a realização dos exames de mamografia, com mamógrafo digital, sala para se fazer os exames citopatológico, com mesa ginecológica, além de tenda externa para ações educativas, recepção, sala de espera e banheiro.