Três Barras realiza atualização vacinal de trabalhadores florestais

O Ministério da Saúde alerta que todo adulto, a partir dos 20 anos, deve ser vacinado contra a Hepatite B e Febre Amarela, além de receber doses das vacinas Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano) e Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba).
Desde o início da semana passada a secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Três Barras vem realizando a atualização dos cartões de vacinas. A imunização segue até sexta-feira, 24, na Unidade Central de Saúde.
Por estarem expostos a condições de vida e de trabalho que não contribuem para a constante promoção e manutenção da própria saúde, é que a campanha está focando, especificamente, os trabalhadores florestais. Todos são funcionários de empresa local, mas que atuam na extração de madeira em áreas silvestres e de mata em municípios de toda a região.
Balanço preliminar mostra que 96 doses de vacinas foram aplicadas em 55 homens até o momento. Desse total, 47 doses foram da vacina contra a febre amarela. Três Barras é um dos 162 municípios do Estado de Santa Catarina considerados como recomendáveis para vacinar moradores e visitantes contra a doença. “É importante esclarecer que existe a recomendação, mas não há nenhum surto. A população pode ficar tranquila”, frisou a enfermeira Kátia Reis, responsável pela Vigilância Epidemiológica.
Foram ofertadas ainda 27 doses da vacina Dupla Bacteriana, 17 contra a Hepatite B e cinco doses de vacina Tríplice Viral. Kátia exalta a procura pelas vacinas e ressalta a importância da prevenção primária. “Manter as vacinas em dia é uma maneira de se proteger, não colocar sua saúde e de outras pessoas em risco e de evitar a circulação de doenças graves que podem, inclusive, levar à morte”, explicou a enfermeira.
Os trabalhadores já foram atendidos em dois períodos dos dias 13, 15, 17 e 20 de março. Além da enfermeira Kátia, também atuam na atualização vacinal as técnicas de enfermagem Daniele Jenzura e Sônia Gassner.
De 20 a 59 anos:
Hepatite B – 3 doses (0, 30 e 180 dias)
Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano) em não vacinados: 3 doses (0, 60 e 120 dias, com reforço a cada 10 anos)
Febre Amarela: 1 dose em não vacinados (um único reforço em não vacinados)
Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba): 1 dose em não vacinados
De 60 anos ou mais
Hepatite B – 3 doses (0, 30 e 180 dias)
Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano) em não vacinados: 3 doses (0, 60 e 120 dias, com reforço a cada 10 anos)
Febre Amarela: 1 dose em não vacinados (um único reforço em não vacinados)
Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba): 1 dose em não vacinados
Gripe Influenza: 1 dose anual
Antipneumocócica 3 Valente Polissacarídica (6): dose única
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais