Três Barras: saiba como ocorrerá primeiro fluxo de atendimento na saúde pública municipal

O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde, lançou uma série de medidas que visam orientar, a população, sobre como ocorrerá o primeiro fluxo de atendimento na rede pública municipal de saúde.

As recomendações, que visam conter o avanço do novo coronavírus no município e região, passam a valer a partir desta quinta-feira (19), em todas as unidades básicas de saúde (UBS), no Pronto Atendimento Municipal e no Hospital Félix da Costa Gomes.

1- AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE irão atender pacientes com problemas urgentes de saúde como: crises de pressão alta, diabetes descompensada, diarreia e vômitos intensos.  Não serão atendidos pacientes com quadros gripais nos postos de saúde. No momento não haverá atendimentos eletivos, tais como: mostra de exames, encaminhamentos, etc.

2- PESSOAS COM ESTADO GRIPAL (nariz escorrendo, febre, tosse e dor no corpo, mas sem dificuldade para respirar) devem ficar em casa, realizando medidas de conforto tais como: repouso, banhos, antitérmico, aumento da ingestão de água, alimentação saudável.  A orientação é ficar em isolamento domiciliar, sem sair de casa, sem receber visitas e seguindo as medidas de precaução.

3 – NO PRONTO ANTENDIMENTO MUNICIPAL (ANEXO AO HOSPITAL)

ENTRADA DA FRENTE: serão atendidos os acidentados e pessoas com queixas de dor aguda: tipo dor no peito e abdominal intensos, e pacientes com sintomas que não caracterizam coronavírus;

PORTA LATERAL: serão atendidos os pacientes com sintomas de coronavírus: febre alta e dificuldade respiratória (falta de ar), que passarão por avaliação da equipe para definição do quadro e medidas necessárias (de internação ou transferência);

– AS GESTANTES QUE NECESSITAREM DE AVALIAÇÃO OBSTÉTRICA deverão procurar a Maternidade do Hospital (prédio vermelho) e não o Pronto Atendimento Municipal e nem as unidades básicas de saúde;

– AS GESTANTES COM QUADROS GRIPAIS deverão ligar para a Maternidade e conversar com o médico plantonista para receberem orientações;

– AS CRIANÇAS seguem o mesmo fluxo dos adultos conforme mencionado nas informações anteriores.

4 – QUANTO ÀS VISITAS NO HOSPITAL DE TRÊS BARRAS

A partir desta quinta-feira, 19 de março, haverá somente um horário de visitas aos pacientes internados no Hospital Félix da Costa Gomes: das 15h às 16 h.

Fica permitida a entrada de apenas um visitante por paciente. Quem já conta com acompanhante não pode receber visitas.

Estão temporariamente suspensas as visitas à Maternidade.

A troca de acompanhante será feita somente em dois horários: às 07h e às 19 h.