Três Barras trabalha a saúde da mulher de forma permanente, eficaz e ágil durante o ano todo

Campanha mundial realizada anualmente, o Outubro Rosa visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

A mobilização também busca disseminar dados preventivos e chamar a atenção para o bem estar, qualidade de vida e saúde das mulheres.

Em Três Barras, as ações relacionadas ao tema não se restringem apenas ao mês de outubro. “São trabalhadas diariamente nas unidades básicas de saúde do Município”, garantiu a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

“A saúde das mulheres é uma das prioridades do Governo do Município”, acrescentou a secretária.

Segundo ela, a pasta de Saúde, em parceria com as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), realiza um trabalho permanente, ágil e eficaz ao público feminino, ofertando consultas médicas, atendimentos de enfermagem, testes rápidos e a liberação de exames de mamografia, preventivo de colo de útero e complementares.

Quando o assunto é o acesso aos exames, os números comprovam que as mulheres estão bem assistidas pela saúde pública municipal.

Somente nos anos de 2018 e 2019, a secretaria de Saúde autorizou 622 mamografias e 2497 preventivos de colo de útero.

Outra ação importante para a promoção da prevenção e diagnóstico precoce foi a presença, no Município, da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, entre os meses julho a setembro do ano passado.

Através desta parceria, o Governo de Três Barras ofertou dois mil exames gratuitos durante todo o período. Porém, a procura foi baixa apesar da ampla divulgação na imprensa e nas próprias unidades de saúde, que também realizaram os agendamentos.

Segundo dados fornecidos pela equipe do Sesc, foram agendados 517 exames Papanicolau (preventivos) e realizados 343. Houve 150 faltas e outras 24 mulheres não efetivaram o procedimento.

Das 548 mamografias agendadas, 453 foram realizadas durante o mutirão. Faltas totalizaram 93 e dois exames não puderam ser concluídos.

 

Outubro Rosa

A importância da prevenção já está sendo abordada no Município, durante este mês, com programações diferenciadas em todas as unidades básicas de saúde. As atividades vão de consultas médicas voltadas às mulheres, à coleta de exames preventivos, realização de testes preventivos e repasse de orientações sobre o autoexame de mamas.

Conforme a secretária Raquel Cunher Vieira, as mulheres precisam estar conscientes da necessidade de realizar os exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. “A luta contra o câncer deve envolver toda a sociedade, em especial o público feminino”, alertou.

 

Programação especial:

 

Unidade Básica de Saúde Pedro Toporoski (Posto Rosa)

16 de outubro – 18h às 22h

 

Unidade Básica de Saúde José Sawinski (Posto Verde)

23 de outubro – 13h30 às 18h

 

Unidade Básica de Saúde Leocádio Ribeiro (Centro da cidade)

24 de outubro – 13h30 às 18h

 

Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo)

25 de outubro – 13h às 20h

 

Unidade Básica de Saúde Venceslau Cardoso (Posto Azul)

10 de outubro – 09h às 18h

 

Unidade Básica de Saúde de São João dos Cavalheiros

24 de outubro – 13h às 18h

 

Unidade Básica de Saúde do Km 06/ Barra Grande

23 de outubro – 13h às 18h                             

 

Unidade Básica de Saúde da Campininha

18 de outubro – 13h às 18h

 

Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Mussi

Durante toda esta semana – 06h30 às 18h

 

Rolar para cima