Troca de livros usados por novos é realidade com a chegada da BiciBiblioteca a Três Barras

Uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante chamou a atenção de quem passou e foi ao Centro de Convenções Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, na tarde do último sábado, 19.

Com um acervo de mais de seis mil livros, a BiciBiBlioteca chegou à cidade trazendo às crianças e adolescentes o incentivo à leitura de maneira lúdica e dinâmica.

A ideia é que o público infantil, jovens e adultos doem um livro usado em troca de um livro novo, aumentando a frequência de leitura da população.

Três escolas de Três Barras participam do projeto. A EBM João Pacheco de Miranda Lima (Caic) e os centros municipais de educação infantil Pedro Reitz e Prefeito Odilon Pazda receberão a BiciBiblioteca a cada 15 dias. Nos dias em que passar pela cidade, a biblioteca itinerante também ficará em frente ao Centro de Convenções, quando a população poderá além de trocar livros, participar de vivências literárias, oficinas, contação de história e muito mais.

Todos os livros vêm acompanhados de uma ficha de leitura em que a criança indica qual foi seu personagem preferido e pode incluir anotações ou desenhos sobre a obra.

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, apoio da Prefeitura de Três Barras, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Durante a abertura do projeto, a secretária de Educação, Edith de Souza, disse que a BiciBiblioteca vai promover o intercâmbio cultura entre as escolas participantes.

A solenidade foi acompanhada pela vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege; pela diretora da FGM Produções Culturais, Fabiana Maugé; pela analista de responsabilidade social da WestRock, Silvia Santos; pela diretora da EBM Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), Miguelina Karvat e pela diretora do CMEI Pedro Reitz, Rosimari Sasso Antunes, além de convidados e comunidade.

A atividade contou com apresentação cultural do Teatro Musical Saga Cabocla, encenado por alunos do 9° ano da EBM João Pacheco de Miranda Lima (Caic).